São Paulo, segunda-feira, 03 de janeiro de 2005

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Gushiken ajuda agências a pagar Cofins menor

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Visto com desconfiança pelos publicitários no início do mandato de Lula, o ministro Luiz Gushiken (Secom) é hoje admirado pelas agências de propaganda.
A razão é simples: Gushiken conseguiu dobrar o governo para que fosse incluído um parágrafo na medida provisória 183, editada em 30 de abril passado, para beneficiar as agências de publicidade -que passaram a pagar menos Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Quando a MP virou a lei 10.925, em 23 de julho passado, surgiu um artigo que determinou qual seria a base de cálculo da Cofins para agências de publicidade.
Antes da lei, as agências pagavam a Cofins sobre o faturamento total. Por exemplo, quando enviavam um comercial para uma emissora de TV e pagavam R$ 1 milhão pela veiculação, a cobrança era de 7,6% sobre esse valor. Depois da ajuda de Gushiken, os 7,6% passaram a ser cobrados sobre a comissão que a agência recebe do cliente -em geral, 20% do valor da veiculação.
No exemplo acima, antes da lei patrocinada por Gushiken, o valor a ser pago de Cofins pela agência seria de R$ 76 mil. Agora, o valor cai para R$ 15,2 mil -uma redução total de 80%. (FERNANDO RODRIGUES)


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