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Gushiken ajuda agências a pagar Cofins menor
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Visto com desconfiança
pelos publicitários no início
do mandato de Lula, o ministro Luiz Gushiken (Secom) é hoje admirado pelas
agências de propaganda.
A razão é simples: Gushiken conseguiu dobrar o governo para que fosse incluído um parágrafo na medida
provisória 183, editada em
30 de abril passado, para beneficiar as agências de publicidade -que passaram a
pagar menos Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Quando a MP virou a lei
10.925, em 23 de julho passado, surgiu um artigo que determinou qual seria a base
de cálculo da Cofins para
agências de publicidade.
Antes da lei, as agências
pagavam a Cofins sobre o faturamento total. Por exemplo, quando enviavam um
comercial para uma emissora de TV e pagavam R$ 1 milhão pela veiculação, a cobrança era de 7,6% sobre esse valor. Depois da ajuda de
Gushiken, os 7,6% passaram
a ser cobrados sobre a comissão que a agência recebe
do cliente -em geral, 20%
do valor da veiculação.
No exemplo acima, antes
da lei patrocinada por Gushiken, o valor a ser pago de
Cofins pela agência seria de
R$ 76 mil. Agora, o valor cai
para R$ 15,2 mil -uma redução total de 80%.
(FERNANDO RODRIGUES)
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