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SINDICALISMO
Programa estréia no sábado; gasto mensal é estimado em R$ 300 mil
Em ano de eleição, CUT lança "talk show" em rede nacional
RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) promoverá um coquetel no Congresso Nacional hoje à noite para chamar a atenção
para o lançamento de seu programa de televisão em rede nacional.
A central sindical, a maior do
país, estréia o "TV CUT" neste sábado, às 14h15, na RedeTV!. O
programa será uma espécie de
"talk show" semanal e terá meia
hora de duração. Os gastos são estimados em R$ 300 mil por mês.
A ofensiva da central na área de
comunicação acontece justamente num ano eleitoral. O presidente
da entidade, Luiz Marinho, no entanto, afirma que é coincidência.
"Nem pensamos na eleição.
Não há a mínima chance de o programa ser transformado em palanque eleitoral."
Em 2002, o petista Luiz Marinho foi candidato a vice-governador de São Paulo na chapa encabeçada por José Genoino, o atual
presidente do PT. Derrotado na
eleição estadual, Marinho afirma
que não concorrerá na campanha
municipal deste ano.
No entanto, ele, que foi um dos
principais aliados na campanha
que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora será uma
peça importante na tentativa de
reeleição da prefeita de São Paulo,
Marta Suplicy (PT) -a CUT tem
uma base de 22 milhões de trabalhadores.
No mundo dos sindicatos, Luiz
Marinho tem como maior adversário o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, que já
anunciou que também estará na
disputa pela Prefeitura de São
Paulo. Paulinho é o vice-presidente do PDT paulista.
"Nem temos como tratar de
eleição no programa. Meia hora é
muito pouco tempo", diz ele, que
será o primeiro entrevistado do
"TV CUT".
A entidade diz que o programa
-uma mistura de entretenimento e jornalismo- poderá ser usado até na mobilização de greves.
A equipe é composta por 32
profissionais. As gravações serão
feitas em São Paulo.
O tema de estréia será o aumento do desemprego no ano passado. Segundo Marinho, isso mostra que o "TV CUT" não será usado para privilegiar o PT:
"Acho graça da expressão "fogo
amigo". Não temos vergonha de
dizer que ajudamos a eleger Lula,
mas não é por causa disso que vamos só dizer amém".
O "TV CUT" está sendo produzido em parceria com a Fischer
América, uma das maiores agências de propaganda do país. Ela ficou responsável, entre outras coisas, por encontrar anunciantes
para o programa. Até o momento,
não há nenhum.
Segundo Marinho, a CUT fez
um "contingenciamento" nos
R$ 40 milhões de seu orçamento
anual para ter condições de bancar até os três primeiros meses
sem patrocínio -o contrato com
a RedeTV! é de um ano.
"A idéia é não solicitar rateios
adicionais aos sindicatos. Mas, se
precisar, vamos ter que discutir
com eles. Nossa capacidade é limitada", afirma o sindicalista.
O programa é mais uma ação da
CUT com o objetivo de se popularizar. Para o próximo 1º de Maio,
por exemplo, contratou um profissional de marketing para fazer
uma megafesta em São Paulo. Em
março, lançará uma nova página
na internet, ao custo de R$ 25 mil.
E ainda tem planos para um programa de rádio e uma revista.
O "TV CUT", no entanto, é visto
como o primeiro passo para um
objetivo mais ambicioso ainda.
"Será um laboratório interessante
para discutirmos a possibilidade
de termos nosso próprio canal de
TV", diz Marinho.
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