São Paulo, quarta, 3 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Índice

ESTADOS
Informação não é confirmada, porém, por secretário da Fazenda
Eurobônus de Minas serão pagos, afirma Hargreaves

da Agência Folha


O chefe da Casa Civil do governo de Minas, Henrique Hargreaves, disse que os eurobônus (títulos lançados no mercado europeu) do Estado que vencem dia 10 serão pagos em dia.
"Os eurobônus você paga. Em nenhum momento foram colocados em dúvida os compromissos do Estado", disse Hargreaves. A parcela dos títulos que vence no dia 10 é de US$ 108 milhões.
O chefe da Casa Civil de Itamar acusou o ministro Pimenta da Veiga (Comunicações) de ter sido o responsável pela propagação da idéia de que Minas havia declarado moratória. "Quem arrumou essa confusão toda de moratória foi ele (Pimenta da Veiga). Nós estávamos tratando de economia. Ele que ficou atacando o governador do Estado, falando uma série de coisas. Então eu estou dizendo, ele que foi o culpado disso, desse tumulto, esse negócio de termo de moratória etc."
Em sua primeira semana de governo, no dia 6 de janeiro, o governador de Minas, Itamar Franco (PMDB), anunciou que o Estado estava suspendendo o pagamento de suas dívidas por 90 dias para "reorganizar" suas finanças.
Na ocasião, o secretário da Fazenda do Estado, Alexandre Dupeyrat, sinalizou que a suspensão incluiria o pagamento dos eurobônus lançados na Europa durante o governo Hélio Garcia (1990-1994).
Pouco depois de Hargreaves afirmar que os eurobônus serão pagos, Dupeyrat voltou a levantar dúvidas sobre o pagamento.
"Quando chegar o dia (do pagamento) a gente vai ver. Depende de como vai estar o dólar", disse ontem em Belo Horizonte.
² Fim de incentivos
O governo de Minas extinguiu os benefícios fiscais concedidos aos setores de joalheria, perfumaria, ferro-gusa, panificação e radiochamada. Com isso, a expectativa é de um aumento de R$ 53 milhões na arrecadação, ainda este ano.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.