São Paulo, sexta-feira, 03 de março de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Período integral
Diante da liderança de Marta Suplicy no Ibope sobre a sucessão paulista, integrantes do comitê da pré-campanha de Aloizio Mercadante vão propor que ele deixe a liderança do governo no Senado e se dedique completamente à preparação para as prévias do PT, em 7 de maio.

Catequese
Do lado da ex-prefeita, aliados já estão com cópia dos resultados para percorrer diretórios do interior do Estado, onde Mercadante leva vantagem. O discurso será simples: filiado quer candidato que ganhe a eleição.

Perdas...
Em privado, aliados de Geraldo Alckmin detectaram na pesquisa Ibope sinais de que a imagem do governador acusa algum desgaste em virtude da atitude pitbull assumida para defender sua postulação à vaga do PSDB na sucessão presidencial.

...e danos
"Alckmin passou os dois últimos meses projetando imagem diversa da que sempre teve", opina um tucano (não-serrista). No Ibope, ele está agora empatado com Lula em São Paulo, e viu reduzida sua vantagem sobre Eduardo Suplicy num eventual confronto por vaga no Senado.

Festa privada
José Sarney (PMDB-AP) fez um discurso no plenário do Senado para comemorar os 20 anos do Plano Cruzado, lançado em seu governo. Foi ouvido apenas por José Agripino (PFL-RN) e Heloisa Helena (PSOL-AL). Em rara trégua, a senadora elogiou o ex-presidente.

Escolhendo as armas
Renan Calheiros (PMDB-AL) convidou o ex-ministro do TST Paulo Brossard para defender o Congresso na esperada batalha jurídica pelo fim da verticalização das alianças eleitorais. Brossard, que escreveu artigos recentemente contra a manutenção da regra, aceitou a empreitada.

Baixa expectativa
Antes da checagem final da aguardada lista de supostos novos mensaleiros da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS) e Osmar Serraglio (PMDB-PR) foram avisados: a relação, em grande parte, é mais do mesmo.

No prelo
Presidente e relator recebem oficialmente a lista dos técnicos na terça-feira. Novos nomes vão aparecer, mas os antigos mensaleiros serão a maioria.

Novo filão
A oposição, que já cogitava levar Márcio Thomaz Bastos à CPI dos Bingos, quer agora convidar o ministro da Justiça para explicar as supostas providências tomadas para proteger familiares do prefeito petista Celso Daniel, assassinado em 2002.

Cereja do bolo 1
Relatório da Secretaria de Controle Externo da Câmara sobre a contratação da SMPB durante a gestão de João Paulo Cunha (PT-SP) é considerado a peça mais contundente do texto de Cezar Schirmer (PMDB-RS) pela cassação do ex-presidente.

Cereja do bolo 2
A auditoria foi determinada pelo próprio João Paulo, mas os resultados nunca foram divulgados. Schirmer teve acesso a ela no Tribunal de Contas da União, que a tomou por base para sua investigação do contrato.

Outro lado
Vice-governador e pré-candidato à sucessão do tucano Marconi Perillo em Goiás, Alcides Rodrigues, diz que, no Estado, o mensaleiro PP, seu partido, não apóia o governo Lula e "jamais se envolveu em fato negativo".

Visita à Folha
Nelson Machado, ministro da Previdência Social, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Débora Da Col Tavares, assessora especial.

TIROTEIO

Do primeiro-vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), sobre a decisão de parte da família do ex-prefeito Celso Daniel de deixar o país:
-Antigamente, a turma do PT tinha de se exilar por conta da perseguição política. Agora, as pessoas deixam o país para fugir do próprio PT.

CONTRAPONTO

Torneio de cintura

Com exceção de sua rota ascendente nas pesquisas, nada tem deixado Luiz Inácio Lula da Silva tão satisfeito quanto o sucesso de seu regime. O presidente já teria perdido de 11 kg a 14 kg, segundo diferentes relatos. A nova silhueta ganhou as capas dos jornais quando o petista tomou banho de mar no Piauí.
Dias antes do Carnaval, ao receber no Palácio do Planalto o presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Luis Alberto Moreno, Lula chegou a se comparar ao colombiano, um homem esguio.
-Não estou tão bem quanto você, mas chego lá- disse o presidente, abrindo um sorriso e o paletó para exibir a cintura.
-Já o Palocci...-, completou o presidente, apontando para o ministro da Fazenda, presente ao encontro com Moreno.
Longe dos exercícios, Palocci está longe dos resultados do chefe na luta contra a balança.


Próximo Texto: CPI acessa dados de conta nos EUA e diz que Duda mentiu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.