São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Cai, cai

A Agência Brasil tentou reagir, com a manchete "Balança comercial se recupera e tem saldo positivo", até o fim do dia. Também a Veja.com, com a manchete "Vendas de carro sobem pelo terceiro mês", seguida ainda do enunciado, sobre o Banco Central, "Previsão do PIB é mantida. E juro deve cair".
Mas então a manchete da Folha Online já estava na queda na Bovespa, que fechou afinal em mais de 5%. No topo das buscas de Brasil no Google News, "Queda da Bolsa apaga os ganhos no ano", e no Yahoo News, "Dólar cai para o menor nível no ano".
Pior, nas manchetes abertas por "New York Times" e "Wall Street Journal" no fim do dia, "o fechamento mais baixo desde 97" em Wall Street".

US$ 2,5 BILHÕES DE PRÊMIO
Também em destaque nas buscas de notícias do Brasil no exterior, por agências como AP, Xinhua, Efe, os elogios do presidente da Organização Mundial do Comércio ao Brasil e a Lula em especial. Foi depois de avaliar que os planos de Japão, Coréia do Sul, Austrália respondem bem à crise, "mas o Brasil se sobressai". No dizer do francês Pascal Lamy, "se houvesse um prêmio para este período, eu acredito que o presidente Silva levaria".
Talvez por coincidência, pouco depois as agências de notícias afirmavam que o Brasil pediu à OMC autorização para retaliar os EUA em US$ 2,5 bilhões -em resposta ao protecionismo americano no setor de algodão.

CONTRA DILMA, CESAR
O "ex-blog" de Cesar Maia voltou com ataque a Dilma Rousseff, dada como "miragem" que "pode até subir nas pesquisas, mas, quando o eleitor descobrir que não tem nada a ver com Lula, vai sair dela". Argumenta o "fato" de que "o grande empresariado se assustou com a escolha, incluindo a quase totalidade da grande mídia".
De outro lado, ele especula sobre "um novo partido para apoiar José Serra" -dizendo que a entrevista de Jarbas Vasconcelos à "Veja" coincide com a consulta à Justiça Eleitoral sobre nova legenda para abrigar peemedebistas e outros, sem risco de "infidelidade partidária".

"TWEET!"
twitter.com/ExBlogCesarMaia
Cesar Maia usou sua newsletter para divulgar que agora está microblogando no Twitter, como fazem "nos EUA", enquanto "no Brasil os políticos ainda desconhecem". Acima, dois posts recentes, o primeiro contra Dilma e o outro para Serra

"TWEET!"
twitter.com/luisnassif
Dias antes de Cesar Maia, o blog de Luis Nassif já divulgava os primeiros testes com o Twitter, mas "sem muito ânimo"

GOOGLE QUER?
Elisa Araujo relata no Blue Bus que já se especula nos EUA que o Google estaria interessado em comprar o Twitter, ferramenta que, como o YouTube adquirido antes, é um "ativo de busca" -com aparente perspectiva de crescimento.

FORA DO AR
E o Blue Bus informou no final do dia que o Twitter saiu do ar, ontem pela manhã, depois de "um destaque que recebeu no programa The View", de Barbara Walters e Whoopi Goldberg. Mas pode ser defeito técnico e "apenas uma coincidência".

BABÁ ELETRÔNICA
Com o Twitter ecoando também por lá, o "Times" de Londres deu reportagem sobre tão estranha "necessidade de contar tudo o que você faz para todo o mundo o tempo todo". Ouviu psicólogos, para quem o site reflete esta "era narcisista" em que é preciso que outros "o reconheçam, do contrário você deixa de existir". Para o escritor Alain de Botton, "é uma forma de provar permanentemente que se está vivo", como quando pais checam se o bebê respira, à noite. "É uma babá eletrônica gigante."

O FIM DAS REDES
Enquanto a internet avança com novas ferramentas, as redes de TV enfrentam "audiência declinante e lucros em queda livre". O "NYT" noticiou perda de 52% nos lucros da CBS, a maior audiência, hoje. Depois deu reportagem especial mostrando como em todas as redes o esforço é para "permanecerem viáveis". E por fim abriu debate com especialistas respondendo à pergunta "Nós precisamos da TV aberta?", diante da programação fragmentada. Para o jornal, "a sensação é de fim de uma era".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Procuradoria acusa 7 por morte na ditadura
Próximo Texto: Congresso: Sarney tira do STF ação para aprovar PEC dos Vereadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.