São Paulo, quarta-feira, 03 de abril de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Escolha difícil
Como Jarbas Vasconcelos desistiu de ser o vice de Serra, a cúpula do PMDB vai demorar um pouco para fazer nova indicação. Quer achar um nome de consenso. Teme que, se errar na escolha, possa abrir crise interna e dar novo gás para a ala da sigla que tentará derrubar na convenção a aliança com o PSDB.

Panos quentes
Além da ala oposicionista, a cúpula do PMDB sabe que alguns candidatos a governador do partido preferem a neutralidade na eleição presidencial para liberar as alianças nos Estados. Um vice mal escolhido pode acabar virando um estopim.

Cartucho queimado
Jarbas, na opinião da cúpula do PMDB, era o único capaz de unir naturalmente a maior parte do partido. Contra todos os outros cotados há restrições de algum grupo. A saída será achar quem cria menos arestas.

Interesse próprio
Dois políticos espalham o boato de que Itamar poderá ser o vice de Serra. O próprio Itamar e Aécio Neves, que ficaria com o caminho livre em Minas.

Aliado na oposição
O líder nas pesquisas ao governo do MS e prefeito de Campo Grande, André Puccinelli (PMDB), resolveu abandonar a disputa logo após uma audiência com FHC, em Brasília, na quarta. O prefeito saiu de lá certo de que o Planalto tem mais simpatia por Zeca do PT.

Motor engasgado
O inquérito que apura a privatização da Telemar anda aos tropeços. O delegado da PF do Rio que cuidava do caso foi trocado. Quando a nova delegada começou a tomar pé do assunto, o inquérito foi pedido ontem pelo Ministério Público -uma semana depois de ter vindo de lá.

Cadeia reciclável
Nem todos os pavilhões da Casa de Detenção, em SP, deverão ser implodidos. Geraldo Alckmin pediu um estudo para saber quais deles estão em boas condições e podem ser reaproveitados para outra finalidade.

Laços de ternura
O PT tem procurado a Fiesp. O deputado José Genoino esteve na segunda com Horacio Lafer Piva, presidente da entidade. Um saiu falando bem do outro.

Sinal de fumaça
O PFL interpretou como um convite de aproximação de Ciro Gomes (PPS) o artigo que Mangabeira Unger publicou ontem na Folha defendendo uma possível aliança entre os partidos. Para os pefelistas, o guru do presidenciável não escreveria o texto sem o aval do pré-candidato.

Família unida
Em reunião da bancada do PPS, Pimentel Gomes (CE), primo de Ciro, foi o principal defensor da aliança com o PFL. A posição majoritária é tentar atrair o voto dos simpatizantes de Roseana e do PFL, mas sem estabelecer uma coligação formal com os pefelistas.

Tema indigesto
Já a ala do PPS originária do PCB não admite nem discutir aliança informal com o PFL. Depois do artigo de Mangabeira, as relações entre o senador Roberto Freire (PE), principal expoente desse grupo, e Ciro Gomes sofreram novo abalo.

Terra do Nunca
Aos que questionam internamente sua candidatura à Presidência pelo PSB, Garotinho tem dado a seguinte resposta: "Está na hora de o PSB deixar de lado a síndrome de Peter Pan".

Sonho meu
Jaime Lerner (PFL) defende uma recomposição com o PSDB porque quer ser o vice de Serra. Ele não tem a menor intenção de disputar o Senado, mas pode se desincompatibilizar do governo do PR com essa desculpa a fim de, lá na frente, tentar emplacar seu nome na chapa presidencial.

TIROTEIO

De Rui Falcão, secretário de Governo de Marta Suplicy, sobre parlamentares tucanos terem participado de ato de sem-teto na sede da Prefeitura de SP:
- O mesmo PSDB que explorou politicamente a invasão da fazenda da família de FHC em Buritis liderou a invasão do Palácio das Indústrias com reivindicações que já foram atendidas pela administração municipal.

CONTRAPONTO

Rio, 40 graus

O presidenciável Anthony Garotinho (PSB-RJ) participava, no último final de semana, da entrega da reforma de um conjunto habitacional no Leblon.
No palanque, uma das síndicas dos blocos agradeceu ao governador, mas disse que ainda faltava o acabamento em muitos apartamentos -fato confirmado depois pelo órgão responsável do próprio governo.
Garotinho ficou indignado com a reclamação.
Na entrevista à imprensa, logo depois, uma repórter quis saber o comentário do governador a respeito da denúncia dos moradores. Garotinho respondeu à jornalista:
- Você é uma idiota.
A repórter não se fez de rogada. Ligou seu gravador e pediu a Garotinho que repetisse o que acabara de dizer.
O governador confirmou:
- Eu disse que você é uma idiota. E pronto.



Próximo Texto: Casamento difícil: Jarbas se recusa a ser vice de Serra e abre crise na aliança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.