UOL

São Paulo, sábado, 03 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Elas dizem que os ataques se restringiram ao período eleitoral

Benedita e Rosinha selam a paz com o "empurrãozinho" de Lula

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Rosinha Matheus (PSB) e Benedita da Silva (PT) em reunião ontem no Palácio da Guanabara (Rio)


SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

Após um longo período de troca de farpas e acusações, a ministra Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social) e a governadora do Rio, Rosinha Matheus (PSB), selaram a paz ontem, em uma reunião no Palácio Guanabara que teve direito a oração, abraço e rostos colados.
No encontro, Rosinha pediu a ajuda do governo federal para projetos sociais do Estado. Um deles é o Paif (Programa de Atendimento Integral à Família), que ficou prejudicado por falta de recursos. A ajuda pedida foi de cerca de R$ 7 milhões.
As duas garantiram que os ataques mútuos se restringiram ao período eleitoral e que estão em "perfeito entendimento". Disseram que o "empurrãozinho" para a aproximação foi dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na quarta-feira, no Rio.
"Nós já estávamos conversando na sala vip [do aeroporto", até porque somos mulheres educadas e civilizadas. O Lula viu a gente ali e disse que fumaríamos o cachimbo da paz", relatou Rosinha. Benedita completou: "Eu respondi, imediatamente, que nós não fumávamos, mas que a paz estava assegurada. O cachimbo, não".
As duas estavam rompidas desde que o PT deixou o governo Garotinho, em 2000. Na época, Rosinha chegou a acusar Benedita, que era vice-governadora, de desviar verba doada para a construção de um restaurante popular. Processada, ela se retratou.
Em abril de 2002, Benedita assumiu o governo quando Garotinho saiu para disputar a Presidência. Foi derrotada nas eleições por Rosinha. Ontem a governadora frisou que a disputa entre as duas não é uma questão pessoal e disse que, antes da reunião, Benedita orou "pelo Estado do Rio, por mim, pelo Garotinho, pela minha família, pela família dela".


Texto Anterior: Mulher de fiscal confirma ida à Suíça
Próximo Texto: Igreja: Contrariando expectativas, d. Cláudio é indicado para a CNBB, mas recusa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.