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Ministério de Serra divulgou campanha de diabetes com inserções em programas populares de destaque na TV
Saúde usa Gugu, Hebe e novela por R$ 1 mi
PATRICIA ZORZAN
DA REPORTAGEM LOCAL
O Ministério da Saúde, comandado por José Serra, o mais cotado pré-candidato do PSDB à Presidência, gastou cerca de R$ 1 milhão em merchandising da Campanha Nacional de Diabetes realizado em programas populares de
TV no último mês de março.
O valor corresponde a 14% do
orçamento total da campanha
-estimada em R$ 7,3 milhões, a
mais cara do ano, segundo a assessoria do ministério.
Os programas escolhidos foram
a novela ""Porto dos Milagres", da
Rede Globo, o ""Domingo Legal",
apresentado por Augusto Liberato, o Gugu, e o programa ""Hebe",
comandado por Hebe Camargo.
Considerados destaques na grade de programação das emissoras, as três atrações, em geral, ocupam a primeira ou a segunda colocação de audiência em seus respectivos horários de exibição.
O merchandising do ministério
foi iniciado no dia 12 de março
com uma cena de cerca de um minuto na novela das oito da Globo.
Nela, o médico Rodrigo, interpretado por Kadu Moliterno,
anuncia que o Ministério da Saúde vai lançar o projeto.
""Isso vai envolver o país todo,
inclusive Porto dos Milagres. Sei
que você compreende o valor dessas campanhas", afirma ele.
Cartaz
No dia 17, outra cena, com quase a mesma duração, mostra o
médico fixando um cartaz sobre a
campanha em uma parede. ""Embelezando as paredes, dr. Rodrigo?", pergunta uma moradora.
""Mais do que isso. O mais bonito nesse cartaz é que ele salva vidas", responde ele, com a inscrição ""Ministério da Saúde" exibida
acima de sua cabeça.
Outras três cenas, também inseridas no contexto da novela, trataram do assunto nos dias 24, 27 e
28 de março. Entre outros atores,
delas participaram Joana Fomm,
Arlete Sales e Fúlvio Stefanini.
A audiência da novela em março, de acordo com a Central Globo de Comunicação, foi, em média, de 43 pontos. Cada ponto corresponde a 80 mil telespectadores
só na Grande São Paulo.
Embora a Globo não forneça
valores de contratos, a Folha apurou que uma campanha como a
feita pela pasta comandada por
José Serra -veiculada na forma
de cinco inserções de merchandising na novela das oito, a principal da emissora- custaria aproximadamente R$ 2,3 milhões.
Segundo dados do ministério, o
valor pago pelo merchandising
foi entre R$ 650 mil e R$ 700 mil
por todo o pacote. Isso, informa,
depois da negociação de um desconto com a emissora.
A Globo declarou, entretanto,
que foi cobrado da Saúde o mesmo valor estipulado para qualquer outro de seus clientes.
Nota 10
Em 18 de março, outro merchandising foi ao ar no programa
""Domingo Legal", do Gugu.
Tucano declarado, o apresentador do SBT já participou de propagandas eleitorais e de showmícios de candidatos do PSDB, como o governador Mário Covas,
morto em março, e seu sucessor
no cargo, Geraldo Alckmin.
O ministério pagou R$ 130 mil
pelo testemunho do apresentador, segundo dados fornecidos
pela Gugu Produções e Merchandisings (GPM), responsável pela
comercialização de sua imagem.
De acordo com José Carlos Miranda, da GPM, o preço de tabela
do apresentador para merchandisings de um minuto é de R$ 252
mil. ""Mas para o governo ele faz
mais barato e até com mais boa
vontade", explicou Miranda.
Com mais de cinco minutos de
duração, o programa não apenas
mostrou como o exame de detecção do diabetes era feito mas também manteve uma imagem de
Serra no ar por 15 segundos, enquanto a explicação era dada.
Além disso, também foi reprisado um pronunciamento do ministro sobre o assunto, o que fez
com que ele, devidamente identificado, permanecesse no ar por
mais 108 segundos.
Terminado o merchandising,
Serra ainda teve direito a um elogio do apresentador. ""Parabéns
mais uma vez ao ministro José
Serra. Ministro nota 10, que está
fazendo essa campanha grandona", afirmou Gugu.
Nesse dia, conforme a assessoria de imprensa do SBT, o programa teve média de audiência de 21
pontos, com picos de 27.
O ministério afirma que, por R$
300 mil, negociou com a emissora
o pacote com dois merchandisings: o exibido no ""Domingo Legal" e também o feito por Hebe
Camargo no dia 19 de março.
O Departamento Comercial do
SBT afirmou que o valor cobrado
para um merchandising de um
minuto de duração com a apresentadora é de R$ 145.530 para a
emissora, mais R$ 18.191 de cachê
pagos para a própria Hebe.
O SBT não informou se houve
desconto para o ministério.
No programa ""Hebe", que, de
acordo com a emissora, teve 14
pontos de média de audiência,
com picos de 20, a apresentadora
e seu ajudante de palco se submeteram ao exame de diabetes. ""Formidável", disse ela.
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