UOL

São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Secretário diz que governo ajudará a localizar corpos

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, disse que o governo buscará informações para colaborar na localização dos restos mortais dos desaparecidos do Araguaia -61, segundo o Ministério da Justiça. "Isso não vai ser feito de forma que abra uma grande crise política no país. Tem que ser negociado."
Ele disse que entende a decepção das famílias com o recurso da Advocacia Geral da União, mas que o recurso foi uma decisão política e que o governo não pretende "reabrir feridas".
"As Forças Armadas estão integradas ao Estado de Direito. As atuais gerações militares não participaram dos episódios da ditadura militar. Não vamos reabrir feridas nem disputas políticas."
Desde a publicação da sentença, houve uma divisão no governo sobre a apresentação ou não de recurso.
A solução política encontrada para não abrir uma crise com os militares foi recorrer "parcialmente", reconhecendo o direito das famílias e assumindo o compromisso de ajudar, mas questionando a abertura dos arquivos. Os militares negam a existência de arquivos sobre o Araguaia. A AGU foi procurada, mas informou que não iria se pronunciar. (FE)


Texto Anterior: Regime militar: Tortura Nunca Mais condena decisão sobre caso Araguaia
Próximo Texto: Senado: Votação sobre indicação para o TCU é adiada
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.