São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2005

Texto Anterior | Índice

MEMÓRIA

Empresário fundador do PT morre em SP

DA REDAÇÃO

O empresário francês Jacques Breyton, fundador do PT, morreu no último dia 30, aos 84 anos, de infarto. Foi cremado na Vila Alpina, no dia 31, em São Paulo.
Breyton foi membro da Resistência Francesa contra a ocupação nazista do país durante a Segunda Guerra Mundial, em Lyon.
Transferiu-se para o Brasil no início dos anos 50, onde montou uma empresa de luminárias e chaves elétricas -a Telem (Técnicas Eletro Mecânicas S/A). Mais tarde, criou também a Quanta, que trabalha com iluminação para publicidade e cinema.
Sempre foi ligado à esquerda. Nos anos 60, fazia parte de um grupo de apoio à ALN (Ação Nacional Libertadora), de Carlos Marighella, emprestando sua casa para reuniões e oferecendo suporte material ao grupo. Ficou preso de dezembro de 1970 ao início de 1972. No presídio Tiradentes, conviveu com o historiador Jacob Gorender, a quem apoiou financeiramente durante a feitura de "O Escravismo Colonial".
Em 1980, participou da criação do PT. Em 1989, após a derrota de Lula, promoveu uma reunião em sua casa com todos os presidenciáveis de esquerda. Integrava a Cives (Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania).
Foi casado com a fotógrafa Nair Benedicto, com quem teve duas filhas e um filho. Em seu primeiro casamento, na França, teve ainda uma filha e dois filhos.


Texto Anterior: Regime militar: Laudo confirma que ossada de Perus é de preso político
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.