São Paulo, quarta, 3 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SANTA CATARINA
Governador sofre processo
Relator pode votar contra impeachment

FÁBIO ZANINI
da Agência Folha, em Florianópolis

O deputado Jaime Mantelli (PDT) disse ontem que não sabe se manterá o voto favorável ao impeachment do governador de Santa Catarina, Paulo Afonso Vieira (PMDB), no processo por supostas irregularidades na emissão de títulos públicos, do qual é o relator.
Mantelli é um dos parlamentares que estão sendo cortejados por Vieira para garantir o arquivamento do processo quando houver nova votação em plenário, o que pode ocorrer em 30 dias.
Primeira votação
Na primeira votação, em 30 de junho, Mantelli foi favorável ao afastamento de Vieira, mas, desde então, aproximou-se bastante do governador -principalmente após o reajuste salarial dado, em julho, à PM, base eleitoral do relator.
"Já que o processo é eminentemente político, o componente político não pode ser desprezado. Vou analisar o novo quadro para tomar minha decisão", disse Mantelli.
O relator também ficou contrariado com a decisão do plenário, tomada anteontem, de rejeitar a oitiva das testemunhas de Vieira na atual fase do processo.
Expurgo
Mantelli disse que se sente "expurgado". Há um mês, a oposição tentou removê-lo da relatoria, porque na primeira fase ele votou pela absolvição do vice-governador, José Augusto Hulse (PMDB), contrariando o seu próprio relatório.
O deputado afirmou que poderá fazer o mesmo agora: pedir, no relatório, a condenação e votar pela absolvição no plenário.
Para arquivar o processo, o governo precisa 14 votos, mas tem garantidos somente os 11 do PMDB. Além de Mantelli, estão sendo assediados Onofre Agostini (PFL), Ciro Roza (PFL) e Jorginho Melo (PSDB), que tem afilhados na diretoria do Besc (o banco estadual).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.