São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEREADORES
Partido consegue eleger 87 parlamentares; em Porto Alegre, conquistou quase 1/3 da Câmara; peemedebistas têm a segunda maior bancada; PFL lidera no Rio e em Salvador
PT tem melhor desempenho nas capitais

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT foi o partido que mais conseguiu eleger vereadores nas capitais brasileiras, em um total de 87. O segundo colocado foi o PMDB, com 77 parlamentares eleitos. Em terceiro, praticamente empatados, ficaram o PFL (62) e o PSDB (61).
Proporcionalmente, a capital em que o partido obteve melhor desempenho foi em Porto Alegre (RS), conquistando 10 das 33 vagas disponíveis.
Na capital gaúcha, o candidato mais votado foi o petista José Fortunati, que teve 39.989, o equivalente a 5,18% dos votos válidos para a Câmara.
Em termos quantitativos, em São Paulo, o partido elegeu o maior número de vereadores, conquistando 16 vagas, de um total de 55.
Na capital paulistana, o candidato mais votado foi também um petista -José Eduardo Martins Cardozo.
O PMDB obteve o melhor resultado em Fortaleza (9 cadeiras), onde Juraci Magalhães, candidato do partido à prefeitura, conquistou o maior número de votos. Ele disputará o segundo turno com Inácio Arruda (PC do B).
Apesar de ter fracassado na disputa pela prefeitura da capital cearense, o PPS de Ciro Gomes conseguiu eleger 4 vereadores -melhor resultado do partido no país. No total, o PPS elegeu 28 vereadores em capitais.
O candidato mais votado de Fortaleza foi Zé Maria, do PMDB.
O PFL elegeu as maiores bancadas em quatro capitais governadas pelo partido -Rio de Janeiro (RJ), com 9 eleitos; Salvador (BA), com 8; Curitiba (PR), com 7; e Recife (PE), com 6.
O candidato mais votado do Rio de Janeiro foi Rosa Fernandes, do PFL. Em Salvador, foi Maurício Trindade, do PSC, e, em Curitiba, Mauro Moraes, também do PSC.

Tucanos
Os tucanos tiveram o melhor resultado proporcional em Teresina (PI) e Cuiabá (MT), capitais que atualmente são governadas pelo partido, e que reelegeram os prefeitos. A legenda conquistou, respectivamente, 6 e 5 vagas. Ambas as Câmaras têm 21 cadeiras.
O PPB de Paulo Maluf e Esperidião Amin, governador de Santa Catarina, conquistou um terço das 21 vagas da Câmara Municipal de Florianópolis.
A cidade é governada pela mulher de Amin, Ângela, que se reelegeu no primeiro turno.

Rio
No Rio de Janeiro, em segundo lugar, depois do PFL, empataram PT, PTB e PMDB, com 5 vereadores eleitos cada um. O PDT de Leonel Brizola vem em seguida, com 4. PPB e PT do B elegeram 3 cada legenda.
Igualmente depois do PFL, em Salvador (BA), PT e PSC empataram em segundo lugar, elegendo 3 parlamentares cada partido. PL, PTB, PMDB, PC do B, PPB e PDT elegeram, cada legenda, 2 parlamentares.
Em Belo Horizonte (MG), depois do PT, que elegeu 5 candidatos, vieram PMDB, PSDB e PSB, com 4. O PPS conquistou 3 vagas. PC do B, PRTB, PSD e PDT, 2 cada partido. PL, PST, PFL, PPB, PL, PV, PSC, PTN e PMN, 1 vaga cada legenda.
O candidato mais votado da capital mineira foi o pedetista Sérgio Ferrara. Ele teve 17.711 votos, o equivalente a 1,46% dos votos válidos para a Câmara Municipal.
Belém (PA) foi outra cidade em que o PT saiu-se bem na composição da Câmara, elegendo 7 vereadores. PL, PSD, PPB, PTB e PMDB conseguiram conquistar 3 vagas cada um. PDT, PSDB e PFL conquistaram 2 cadeiras cada partido.
Atualmente, o município é governado pelo petista Edmilson Rodrigues, que disputa o segundo turno com Duciomar Costa, do PSB.

Outras capitais
O PSDB conquistou a maior bancada da Câmara Municipal de Vitória (ES), elegendo 4 candidatos. O PMDB ficou em segundo lugar, com 3. PPS, PFL, PT e PPB elegeram 2 parlamentares cada partido, enquanto PSC e PTB, 1 cada um.
Em Natal (RN), o PMDB elegeu a maior bancada, com 5 vereadores. PPB e PSB vêm em segundo, com 3 parlamentares eleitos cada partido. O PT conquistou 2 vagas. PFL, PC do B e PMN elegeram 1 cada um.
PT, PTB e PSDB empataram em primeiro lugar na distribuição de vagas na Câmara Municipal de Goiânia (GO), com 3 vereadores eleitos cada partido. PPB, PL, PST e PSL elegeram 2 cada um. PSTU, PC do B, PMDB, PSC, PFL, PSD, PPS, PDT, PRTB e PTN elegeram 1 vereador cada um.
Em São Luís (MA), PDT e PFL dividirão, a partir de 2001, a maior bancada da Câmara, com 3 vereadores eleitos cada um. O PSDB vem em seguida, com 2 representantes. Os demais -PV, PSD, PAN, PTB, PPS, PT do B, PMDB, PT e PMN- elegeram 1 cada um.


Texto Anterior: PT ganha espaço em cidades do interior
Próximo Texto: Mulheres lideram ranking no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.