São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres lideram ranking no Rio

CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

Entre os 5 candidatos mais votados para a Câmara Municipal do Rio, 3 são mulheres. Em primeiro lugar, ficou a vereadora Rosa Fernandes, do PFL, que teve 107.865 votos e irá para o seu terceiro mandato consecutivo.
A segunda maior votação para a próxima legislatura foi alcançada por Eliana Ribeiro (PMDB), que teve 48.544 votos. Eliana, mulher do deputado estadual André Luiz (PMDB), será uma estreante na casa, assim como a quarta colocada, Verônica Costa (PL), que teve apoio de 36.961 eleitores.
Verônica é figura conhecida no universo funk carioca. Seu marido, Rômulo Costa, é dono da Furacão 2000, empresa que organiza bailes pelos subúrbios da cidade.

Mulheres crescem
A "bancada feminina" também aumentará no Rio. Hoje são cinco mulheres. Na nova composição do Legislativo carioca, serão oito.
"Isso é uma conquista. Inclusive porque são mulheres que não têm o perfil tradicional da mídia. Eu sou suburbana. A segunda mais votada (Eliana Ribeiro) é da zona oeste. Não é dondoca", disse Rosa Fernandes, líder na Câmara Municipal do governo do prefeito Luiz Paulo Conde (PFL), que é candidato à reeleição e disputará o segundo turno com o candidato do PTB à prefeitura, Cesar Maia.
"Vou lutar para que as mulheres componham a mesa de abertura, que tradicionalmente fica a cargo do vereador mais idoso ou do mais votado. Todas nós iríamos de rosa", afirmou Rosa.
A renovação foi outra marca desta eleição. Dos 42 vereadores, 39 se candidataram e 17 não conseguiram a reeleição. Vinte vereadores que não estiveram nos últimos quatro anos na Câmara se juntarão aos 22 reeleitos.
A relação de forças entre partidos será pouco alterada na próxima legislatura. Hoje, o PFL tem dez vereadores. Na próxima terá nove. O PT, que tem seis, contará com cinco. O PTB permanece com cinco. O PMDB "ganhou" um vereador e passará a ter cinco. O PDT, que tem dois, dobrará para quatro. E o PL, que atualmente não tem nenhum vereador, emplacou dois, impulsionado pela votação de Verônica Costa.

Quem não se reelegeu
Por causa dos cabelos, Verônica é conhecida como a "mãe loura" entre os frequentadores de bailes funk. Seu marido, Rômulo Costa, foi denunciado pelo Ministério Público sob a acusação de tráfico de drogas e teve prisão temporária decretada no início do ano. Seu processo está em andamento.
Entre os vereadores reeleitos três deles irão cumprir o quarto mandato. São eles: Edson Santos (PT), Jurema Batista (PT) e Sami Jorge (PDT).
Os dois vereadores mais antigos do Rio, ambos do PPB, não conseguiram se reeleger: Wilson Leite Passos, que iria para o quinto mandato, e Carlos de Carvalho, que iria para o sexto. Luiz Paulo Corrêa da Rocha, que já havia sido candidato à governador na eleição de 1998 pelo PSDB, também não conseguiu uma vaga.


Texto Anterior: Vereadores: PT tem melhor desempenho nas capitais
Próximo Texto: Panorâmica: PT perde força, mas vice-prefeito Fortunati tem recorde de votos para Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.