São Paulo, terça-feira, 03 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PORTO ALEGRE
PT perde força, mas vice-prefeito Fortunati tem recorde de votos para Câmara


O atual vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PT), recebeu, nas eleições de domingo, o maior número de votos de um candidato à Câmara Municipal: foi eleito com 39.989 votos (5,2% do total). Até esta eleição, a vereadora Maria do Rosário (PT) havia obtido a marca mais expressiva: 20.838 votos.
Em termos proporcionais, o percentual máximo era de 4,99% (13.286 votos), de Dilamar Machado (MDB), em 1968.
Nas prévias do PT para definir o candidato a prefeito, Fortunati perdeu para o ex-prefeito Tarso Genro, que faz o segundo turno com Alceu Collares (PDT), e para o atual prefeito, Raul Pont.
Fortunati foi deputado estadual (1987 a 1991) e federal (1991 a 1995). Reeleito deputado federal, permaneceu na Câmara dos Deputados até 1996, quando assumiu o cargo de vice-prefeito.
Como vice-prefeito, Fortunati esperava ser candidato natural à prefeitura, o que já havia ocorrido com Tarso (ex-vice do atual governador Olívio Dutra) e com Pont (ex-vice de Tarso). "Passei por momentos de angústia, pois muita gente dizia que não precisaria votar em mim, que já estava eleito", disse.
Mas o PT caiu de 14 vereadores eleitos em 1996 para 10, anteontem. Se Tarso for eleito no segundo turno, terá bancada situacionista menor que a atual.
As 33 cadeiras da Câmara Municipal foram assim divididas: 10 vereadores do PT, 1 do PSB, 1 do PC do B, 6 do PTB, 5 do PDT, 1 do PSDB, 4 do PPB, 3 do PMDB e 2 do PFL. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE)


Texto Anterior: Mulheres lideram ranking no Rio
Próximo Texto: Filha de Pelé consegue vaga como vereadora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.