São Paulo, segunda-feira, 04 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FMI deveria ser mais flexível, diz tucano

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Saúde e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou ontem que seria bom se o FMI tivesse posições "mais flexíveis e economicamente mais corretas".
A afirmação do ministro foi feita em alusão à admissão do diretor-gerente do FMI, Horst Koehler, no Fórum Econômico Mundial, em Nova York, de que o fundo cometeu erros durante a crise asiática de 1997 e 1998.
Segundo o diretor-gerente do fundo, o erro principal foi a ênfase excessiva na consolidação fiscal. A declaração de Koehler soou como um mea culpa da instituição aos países que precisaram recorrer ao fundo durante períodos de crise econômica.
"Seria melhor antecipar o mea culpa, porque fazer depois não resolve", afirmou Serra.
Ainda assim, em relação à admissão de Koehler, o presidenciável do PSDB disse que "é melhor reconhecer posteriormente do que não reconhecer".
Segundo o ministro, o FMI errou no caso da Argentina. "A receita deu errado", afirmou, referindo-se à crise política e econômica na qual o país se encontra hoje. "Eu falei que estava errado", completou Serra.
Para o presidenciável, no entanto, a atuação do FMI durante a crise brasileira, que culminou na desvalorização do real em 1999, não foi problemática.

Catarata
O ministro participou ontem pela manhã em São Paulo de um mutirão contra a catarata e o diabetes ocular, realizado no Hospital São Paulo. Era esperada a participação de 4 mil pessoas.
Num auditório lotado com cerca de 200 pacientes, a maioria idosos que esperavam para ser atendidos, Serra discursou sobre a importância da prevenção da catarata e participou da distribuição de 300 óculos para os doentes.
"Hoje o ministro é candidato a presidente, mas ele está aqui como ministro da Saúde. E essas coisas não podem se confundir. Isso aqui [o mutirão" não acontece por causa da disputa eleitoral. É a nova política da saúde", afirmou para a platéia o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Walter Feldman (PSDB).


Texto Anterior: Eleições-2002: Lula diz que Serra deve debater com Enéas
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.