UOL

São Paulo, terça-feira, 04 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor do Ibase é cotado para presidir Consea

DA ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Os nomes mais cotados para assumir a presidência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) são Francisco Menezes e Plínio de Arruda Sampaio. A escolha será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e deverá ocorrer até o próximo dia 25.
O Consea é a instância consultiva do Fome Zero, o principal programa social do governo Lula. O presidente deverá ser escolhido entre os 38 representantes da sociedade civil que têm assento no conselho. Já a secretaria executiva será ocupada pelo ministro José Graziano (Segurança Alimentar).
Segundo a Folha apurou, o objetivo do governo é escolher para a presidência do Consea uma pessoa próxima do PT, que apóie o programa. O Fome Zero vem sendo criticado por representantes de organizações-não-governamentais e por especialistas em redução de pobreza.
O economista Francisco Menezes é diretor de Programas do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas). Trabalhou ao lado de Lula no Instituto Cidadania, ONG petista, na elaboração do Fome Zero. O advogado Plínio de Arruda Sampaio é ex-deputado federal eleito pelo PT e é um dos especialistas do partido em alimentação e reforma agrária.
D. Mauro Morelli, um dos principais nomes da Igreja Católica na área de segurança alimentar, foi cotado para o cargo, mas seu nome, segundo a Folha apurou, está praticamente descartado.


Texto Anterior: O dia em que a Terra parou: Cidade vive feriado na estréia de Fome Zero
Próximo Texto: Governo quer mudar sistema do Bolsa-Escola
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.