UOL

São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Último apelo
ACM se reuniu com o PFL antes mesmo do depoimento dos jornalistas da "IstoÉ" e orientou o partido a tentar convencer o Conselho de Ética a puni-lo com uma pena mais leve. Pode ser uma suspensão ou advertência. Se o partido não conseguir, o cacique renunciará de novo.

Lenta agonia
A avaliação de ACM é que, com a comprovação de que manipulou e repassou gravações ilegais, não há como sair ileso do episódio. Resta tentar preservar os seus direitos políticos com o argumento de que não há prova de que foi o mandante. Rodolpho Tourinho ficou de elaborar um relatório alternativo.

Airbag petista
A cúpula do PT nomeou uma "tropa de choque" para responder imediatamente aos discursos e às entrevistas dos deputados da esquerda do partido contra o governo. Ontem, Paulo Pimenta subiu à tribuna para replicar novo ataque de Babá.

Defesa composta
Além de Pimenta, integram a tropa de choque os deputados Professor Luizinho, Paulo Rocha e Paulo Bernardo. Os parlamentares já são chamados na Câmara de os "babás da direita".

Preparar o terreno
Quércia pediu ontem o apoio de José Dirceu (Casa Civil) a seu grupo na disputa pela presidência do PMDB, em setembro. Disse que não quer ser o presidente, mas cobiça um cargo de direção, como a secretaria geral.

Não é bem assim
O PFL subiu o tom oposicionista na Câmara ontem. Não gostou da versão espalhada pelo Planalto de que a aprovação da emenda ao artigo 192 da Constituição foi uma demonstração de força do governo Lula.

Promessa é dívida
Carlos Wílson (Infraero) diz que a construção de novo terminal no aeroporto de Macapá (AP) é uma das prioridades de Lula para o setor e não ficará no papel. Desde 95, já foram assinados três protocolos de intenção.

Comando caseiro
Assessor de Lula antes mesmo da eleição de 89, José Carlos Espinoza assumiu a chefia do gabinete do petista em SP. Comandará o escritório da avenida Paulista, que está em reforma.

Mais uma
A bancada de Marta na Câmara de SP pretende criar mais uma "taxa". A cobrança está prevista em projeto apresentado por José Mentor, então líder da prefeita, que prevê a contratação de empresas, por licitação, para a realização de inspeções de segurança nos elevadores.

Dose dupla
Hoje, a inspeção dos elevadores de SP é feita pelas empresas encarregadas da manutenção, que se responsabilizam pela liberação do equipamento. Pelo projeto do PT, quem cuida da conservação não poderá fazer a vistoria. Ou seja: os proprietários terão de pagar pelas duas.

Suplicy x Suplicy
Um grupo de deputados petistas tenta convencer Eduardo Suplicy a disputar as prévias do partido para a Prefeitura de SP contra Marta. O senador resiste.

Cardápio regional
Lula pediu a Paulo Hartung (PSB-ES) que leve na reunião de governadores, no dia 16 de abril, um cozinheiro para preparar um moqueca capixaba.

Novo modelo
O governo federal criará a Secretaria de Modernização da Administração da Justiça. Será o braço consultivo de Lula na reforma do Judiciário. O advogado Sérgio Renault chefiará o órgão. Na pauta, a criação de varas eletrônicas, sem o uso de papel.

Visita à Folha
O professor Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política da USP e candidato à presidência da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

TIROTEIO

Do senador Romeu Tuma (PFL-SP), sobre governadores não aceitarem que Fernandinho Beira-Mar seja transferido para presídios de seus Estados:
- Como é que um governador pode ter medo de um preso?

CONTRAPONTO

Caixinha de surpresas

A equipe do São Paulo foi na semana passada ao Distrito Federal jogar contra o Gama, pela Copa do Brasil.
O deputado José Roberto Arruda assistiu ao jogo no estádio Walmir Campelo Bezerra, mais conhecido como Bezerrão.
Torcedor fanático do Gama, Arruda renunciou ao mandato de senador em 2001, assim como Antonio Carlos Magalhães, para não ser cassado no episódio da violação do painel eletrônico de votação do Senado.
O time do Morumbi começou melhor o jogo e, até a metade do segundo tempo, vencia por dois gols a zero a equipe do DF.
Um grupo de torcedores do Gama começou, então, a tentar empurrar o time com um coro inusitado:
- Arruda, mexe no painel! Arruda, mexe no painel!
Não deu outra: em 16 minutos o Gama fez dois gols e empatou a partida.


Próximo Texto: Bahiagate: Senadores se convencem de ligação de ACM com grampo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.