UOL

São Paulo, sexta-feira, 04 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PDT corre risco de debandada, afirma líder

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ordem dada por Leonel Brizola (presidente nacional do PDT) para que os deputados da sigla votassem contra a mudança no artigo 192 da Constituição, aprovada anteontem na Câmara, abriu uma crise no partido.
Segundo Jefferson Péres (AM), líder do PDT no Senado, muitos deputados ameaçam deixar o partido. "Com certeza há o risco de debandada do partido. Eu sen ti que, se ele [Brizola] repetir o que fez, haverá a fragmentação do partido. Acho que sai a maioria dos deputados e dos senadores."
Devido ao desentendimento com a direção nacional do partido, os 16 deputados pedetistas se abstiveram da votação. Segundo Péres, 14 deles se "rebelaram" e se recusaram a seguir a "ordem" de Brizola de votar contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 53. Ela alterou o texto do artigo 192, que permite que o sistema financeiro seja regulamentado por leis complementares. A mudança abre espaço para a autonomia do Banco Central.
"Houve uma rebelião na bancada, dos 16 deputados, 14 se rebelaram contra a ordem. Eles queriam votar a favor, independentemente da posição deles em relação à autonomia do BC. Eles entenderam que não tem nada a ver uma coisa com a outra", disse Péres.
O senador contou que Brizola mandou a ordem por escrito, sem debater com os integrantes do partido. Diante da resistência na Câmara, a direção do PDT decidiu que os deputados deviam se abster de votar. (LEONARDO SOUZA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: PMDB volta a cobrar ministério do governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.