São Paulo, sábado, 04 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apoio não garante votos, diz sociólogo

CLÁUDIA CROITOR
DA REPORTAGEM LOCAL

O apoio formal da Convenção Nacional das Assembléias de Deus a José Serra dá menos garantias de voto ao candidato do que teria, por exemplo, se tivesse obtido a adesão de uma igreja como a Universal do Reino de Deus. Isso, segundo o sociólogo Ricardo Mariano, estudioso das religiões evangélicas no país, por duas razões principais.
A convenção é uma facção minoritária da Assembléia de Deus (aproximadamente 30% da igreja), com um rebanho estimado em cerca de 1,5 milhão de fiéis -apesar de seus líderes divulgarem 10 milhões. A Igreja Universal teria cerca de 3 milhões de fiéis.
Além disso, a Assembléia de Deus é uma igreja descentralizada, cujos pastores locais possuem certa autonomia, diferentemente da Universal.
"A Assembléia de Deus tem muita dificuldade para transformar seu rebanho religioso em rebanho eleitoral", diz Mariano, autor de "Neopentecostais: Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil". "Por conta da fragmentação interna da igreja e de uma certa autonomia religiosa e política que os pastores possuem, esse apoio [político] não é necessariamente repassado para a base da igreja", diz.
Segundo o sociólogo, esse tipo de influência dos líderes sobre os fiéis se dá muito mais em igrejas como a Universal, comandada pelo bispo Edir Macedo, que ainda não declarou apoio formal a nenhum candidato. "A Universal é coesa, tem um governo centralizado e impõe uma disciplina muito grande à base pastoral."
A Convenção Nacional das Assembléias de Deus surgiu em 89, após um cisma na Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil.
Na campanha de 98 para o governo do Rio, por exemplo, quando as duas convenções da Assembléia de Deus apoiaram Cesar Maia (então no PTB), o candidato Anthony Garotinho, presbiteriano e então no PDT, ganhou a eleição com os votos da maioria dos evangélicos.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Nizan vai comandar propaganda de Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.