|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
RUMO ÀS ELEIÇÕES
Nelson Biondi, que chefiava o marketing do presidenciável tucano, cuidará da estratégia de campanha
Nizan vai comandar propaganda de Serra
MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO
O publicitário Nizan Guanaes
será o principal responsável pela
criação da propaganda política da
campanha do senador José Serra
(PSDB-SP) à Presidência. Nizan
cuidará não só dos programas do
horário gratuito eleitoral na TV,
mas de todas as ações relacionadas à propaganda.
Por enquanto, o marqueteiro
ainda não está integrado à pré-campanha, embora venha há meses colaborando com idéias.
O núcleo político mais próximo
a Serra conta com a sua incorporação progressiva, à medida em
que o início do horário gratuito,
em agosto, se aproximar. Ainda
não há definição de data para o
anúncio de Nizan como ""criador-geral" -assim ele está sendo chamado- da campanha tucana.
O publicitário Nelson Biondi,
que até agora cuidou da propaganda e do marketing serrista,
continuará com o senador. O plano é que ele funcione como um
"grande estrategista", analista de
pesquisas e do cenário eleitoral,
formulador político.
No cenário imaginado por pessoas próximas a Serra, Biondi
exercerá o mesmo papel do publicitário Geraldo Walter de Souza
Filho, morto em março de 1998,
na primeira campanha presidencial de Fernando Henrique Cardoso, em 1994.
Geraldo Walter coordenou o
marketing e a propaganda em 94,
mas o principal nome da criação
era o seu então sócio na agência
DM9, Nizan Guanaes. Em 98, Nizan foi o marqueteiro-chefe da
campanha de FHC.
A campanha de Serra considera
que a entrada de Nizan não será
uma ruptura com o que foi feito
até aqui, mas continuidade. O publicitário Paulo César Bernardes,
até agora o principal colaborador
de Biondi, passará a trabalhar
com Nizan, que é seu amigo.
Em 1996, Nizan abandonou no
meio a malsucedida campanha de
Serra à Prefeitura de São Paulo.
Havia dificuldade de relacionamento entre os dois.
Quando Serra assumiu o Ministério da Saúde, em 1998, ele manteve a agência de Nizan, a DM9
(hoje DM9DDB), como uma das
que trabalhavam para o órgão.
Nizan criou a mais recente campanha do governo federal, lançada em março, "Brasil, oito anos
construindo o futuro". O publicitário é muito ligado a FHC.
Antes, Nizan dirigiu os programas do PFL que produziram o
efêmero fenômeno eleitoral Roseana Sarney (PFL-MA). Foi dele
a estratégia de destacar na propaganda da ex-governadora a "opção feminina" à Presidência.
Nizan se afastou quando a pré-candidatura de Roseana começou
a fazer água.
Agora, na campanha de Serra,
Nizan vai enfrentar o publicitário
que o descobriu, Duda Mendonça, atual marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Texto Anterior: Apoio não garante votos, diz sociólogo Próximo Texto: Tucano propõe criar divisão fardada da PF Índice
|