São Paulo, sábado, 04 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO ÀS ELEIÇÕES

Nelson Biondi, que chefiava o marketing do presidenciável tucano, cuidará da estratégia de campanha

Nizan vai comandar propaganda de Serra

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

O publicitário Nizan Guanaes será o principal responsável pela criação da propaganda política da campanha do senador José Serra (PSDB-SP) à Presidência. Nizan cuidará não só dos programas do horário gratuito eleitoral na TV, mas de todas as ações relacionadas à propaganda.
Por enquanto, o marqueteiro ainda não está integrado à pré-campanha, embora venha há meses colaborando com idéias.
O núcleo político mais próximo a Serra conta com a sua incorporação progressiva, à medida em que o início do horário gratuito, em agosto, se aproximar. Ainda não há definição de data para o anúncio de Nizan como ""criador-geral" -assim ele está sendo chamado- da campanha tucana.
O publicitário Nelson Biondi, que até agora cuidou da propaganda e do marketing serrista, continuará com o senador. O plano é que ele funcione como um "grande estrategista", analista de pesquisas e do cenário eleitoral, formulador político.
No cenário imaginado por pessoas próximas a Serra, Biondi exercerá o mesmo papel do publicitário Geraldo Walter de Souza Filho, morto em março de 1998, na primeira campanha presidencial de Fernando Henrique Cardoso, em 1994.
Geraldo Walter coordenou o marketing e a propaganda em 94, mas o principal nome da criação era o seu então sócio na agência DM9, Nizan Guanaes. Em 98, Nizan foi o marqueteiro-chefe da campanha de FHC.
A campanha de Serra considera que a entrada de Nizan não será uma ruptura com o que foi feito até aqui, mas continuidade. O publicitário Paulo César Bernardes, até agora o principal colaborador de Biondi, passará a trabalhar com Nizan, que é seu amigo.
Em 1996, Nizan abandonou no meio a malsucedida campanha de Serra à Prefeitura de São Paulo. Havia dificuldade de relacionamento entre os dois.
Quando Serra assumiu o Ministério da Saúde, em 1998, ele manteve a agência de Nizan, a DM9 (hoje DM9DDB), como uma das que trabalhavam para o órgão.
Nizan criou a mais recente campanha do governo federal, lançada em março, "Brasil, oito anos construindo o futuro". O publicitário é muito ligado a FHC.
Antes, Nizan dirigiu os programas do PFL que produziram o efêmero fenômeno eleitoral Roseana Sarney (PFL-MA). Foi dele a estratégia de destacar na propaganda da ex-governadora a "opção feminina" à Presidência.
Nizan se afastou quando a pré-candidatura de Roseana começou a fazer água.
Agora, na campanha de Serra, Nizan vai enfrentar o publicitário que o descobriu, Duda Mendonça, atual marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).



Texto Anterior: Apoio não garante votos, diz sociólogo
Próximo Texto: Tucano propõe criar divisão fardada da PF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.