UOL

São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro critica radicalização e afirma que conflitos são "falsa polêmica"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, criticou ontem a atuação do MST e dos ruralistas ao dizer que os conflitos no campo seriam de "arquidireitistas" contra "ultra-esquerdistas".
"Isso [o aumento da violência no campo] é coisa de arquidireitistas e ultra-esquerdistas. Enquanto isso, 99% da população, ou seja nós, ficamos observando", afirmou Ciro e ainda completou: "Essa coisa de conflito no campo é uma falsa polêmica".
Segundo o ministro, os fazendeiros que criam milícias e os sem-terra que saqueiam não são representativos do conjunto total de personagens que estão envolvidos na questão agrária.
O discurso do ministro foi o mais duro no conjunto de declarações dadas ontem pelo primeiro escalão do governo, cujo objetivo principal é preservar a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o exemplo citado por Ciro, a meta do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de assentar 60 mil famílias poderia ser cumprida "num piscar de olhos" pelo ministro Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário).
O problema não seria mais o acesso à terra, que existe disponível; o grande problema seria o fornecimento de infra-estrutura para os assentados pelo governo.
"A Bahia tem 60 mil metros quadrados disponíveis. O Mato Grosso tem 2 milhões de metros quadrados", exemplificou.
A idéia do MST de buscar acesso à terra se refere a uma concepção de reforma agrária "da década de 1950", segundo o ministro.
Já os fazendeiros que se armam em milícias hoje são, na verdade, pessoas que migraram há 20 anos para a borda da fronteira agrícola e tratam a posse como "religião".
Segundo Ciro Gomes, o governo deveria criar estrutura para os assentamentos de forma a estabelecer uma "classe média" no campo. Hoje, não haveria nenhum assentamento com infra-estrutura completa no país.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Líderes ruralistas rejeitam reunião com Lula; produtores desafiam governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.