UOL

São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governante da Noruega propõe redução de dívida

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O primeiro-ministro da Noruega, Kjell Bondenik, defendeu ontem, em Belo Horizonte, a aceleração da redução das dívidas de países em desenvolvimento por nações credoras.
Segundo Bondenik, que participou ontem de seminário em Belo Horizonte sobre desenvolvimento com ética e responsabilidade social, a medida deve ser acompanhada pelo aumento de investimentos em países em desenvolvimento.
O primeiro-ministro da Noruega elogiou o ministro José Graziano (Segurança Alimentar) e o programa Fome Zero, considerado por ele um "bom exemplo de como um governo pode incluir o setor privado e outros atores, como povos indígenas e outros grupos vulneráveis, em esforços para alcançar metas comuns".
A Comissão Mundial sobre a Dimensão Social da Globalização, fórum de debates que conta com a participação da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, foi apontada por Bondenik como uma importante iniciativa de diálogo global.
O presidente do BID, Enrique Iglesias, pregou uma "base ética de funcionamento do mercado", o que evitaria a propagação da corrupção. "A corrupção é muito grave em todo mundo e está espalhada na América Latina". Para ele, isso prejudica a percepção dos investidores e atrasa investimentos sociais. (THIAGO GUIMARÃES)


Texto Anterior: Presidente critica "cínicos abastados"
Próximo Texto: No ar: Sem trégua
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.