UOL

São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT X PT

Grupo envia carta a Genoino

Esquerda pressiona PT a favor de Helena

DA REPORTAGEM LOCAL

A direção nacional da corrente interna do PT Articulação de Esquerda enviou carta ao presidente do partido, José Genoino, classificando o afastamento de Heloísa Helena (PT-AL) como uma "provocação" e pedindo sua reintegração à bancada do Senado.
Na carta é dito que a "provocação só faz algum sentido como parte de um processo deliberado para dividir o partido, entre os que apóiam e os que divergem da atual política econômica".
A tendência tem dois representantes na Executiva Nacional do PT -Valter Pomar (SP) e Marlene Rocha (SC)- e sete no Diretório Nacional do partido (de um total de 82 membros). São ainda integrantes da Articulação de Esquerda oito deputados federais e o secretário especial da Aquicultura e da Pesca, José Fritsch.
O documento considera a possibilidade de que o afastamento de Helena possa ter sido motivado "pela tensão e pelo nervosismo decorrentes da situação nacional e internacional, pelos grandes desafios postos para o governo e para o PT". Se for esse o caso, eles apelam "ao companheiro Genoino e à bancada do PT no Senado federal para que revertam imediatamente a decisão adotada".
Para o deputado Luciano Zica (SP), não havia necessidade, em meio ao processo na Comissão de Ética, de votar esse afastamento. "Não estamos ameaçando rachar com o partido", disse. "Reprimir a opinião ameaça a unidade partidária, e não interessa nem a nós nem ao governo que isso ocorra." (RAFAEL CARIELLO)


Texto Anterior: No ar: Sem trégua
Próximo Texto: Rio: Rosinha não vê presidente e faz novas críticas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.