São Paulo, Domingo, 04 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MST anuncia invasão de terras produtivas

da Agência Folha, em Recife
Em Pernambuco, o principal líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Estado, Jaime Amorim, disse que o movimento articula mudanças radicais nos critérios que utilizava até agora para justificar as invasões de propriedades rurais.
Segundo ele, as invasões passarão a ocorrer também com maior frequência em áreas consideradas produtivas pelo governo.
"Não queremos mais discutir a produtividade, e sim a função social da terra", afirmou Amorim, membro da coordenação nacional do MST. "Para nós, passou a ser mais importante saber se a propriedade gera empregos e produz alimentos", declarou. "Se não houver o uso social da terra, ela será ocupada", disse o líder.
Segundo Amorim, outro critério que será usado pelo MST para decidir se determinada área será invadida é o da "abrangência social".
"Queremos saber a quem a terra está servindo: ao povo ou a apenas uma família", afirmou Amorim. "Se estiver beneficiando poucos, será ocupada."
O critério da abrangência social, disse Amorim, tem como objetivo "acabar com o latifúndio e com o uso restrito de grandes áreas para beneficiar poucas pessoas".








Texto Anterior: Para líder, socialismo é missão de partidos
Próximo Texto: Publicitários ressaltam ganhos para anunciantes e leitores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.