São Paulo, segunda-feira, 04 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano deu emprego a parentes

DO ENVIADO ESPECIAL

O candidato Geraldo Alckmin confirmou à Folha ter contratado o pai e três cunhados quando foi prefeito de Pindamonhangaba, entre 1977 e 1982.
Quando assumiu a prefeitura, Alckmin estava cursando o último ano de medicina, em Taubaté (a 134 km de São Paulo). Para ajudá-lo a governar, ele nomeou seu pai, o veterinário Geraldo José Rodrigues Alckmin, chefe de gabinete da prefeitura.
"Papai me ajudou muito, era uma pessoa muito íntegra e muito respeitada em Pinda", diz ele.
Alckmin afirma que na metade da gestão seu pai pediu para passar a trabalhar apenas meio período. "Baixei uma portaria cortando o salário dele pela metade."
Alckmin também nomeou o médico Luiz Carlos Morgado, marido de sua irmã Maria Aparecida, diretor do Departamento de Saúde da prefeitura. Ele ocupou o cargo durante toda a gestão.
"Ele é cardiologista, um dos médicos mais respeitados da cidade", justifica Alckmin, que afirma que Morgado foi o responsável pela criação do departamento, que tem funções semelhantes às de uma secretaria. Depois da gestão Alckmin, Morgado foi eleito vereador e vice-prefeito.
O engenheiro José Antonio César Ribeiro, conhecido como Tom, foi nomeado por Alckmin para exercer, no primeiro ano de governo municipal, a função de diretor de Obras. Ele é irmão da mulher de Alckmin, Maria Lúcia.
O candidato diz que dispensou Ribeiro após um ano, mas se recusa a dizer as razões. "Isso vai me causar problemas familiares." A Folha apurou que Alckmin realizava reuniões de secretariado todas as segundas-feiras, às 7h, e impedia a entrada dos colaboradores que chegassem atrasados. Ribeiro não era frequentador habitual dessas reuniões.
O terceiro cunhado nomeado por Alckmin foi o engenheiro João de Deus Pinto Monteiro Filho, casado com Vera Helena, irmã de sua mulher, Maria Lúcia. Ele foi assessor de Planejamento no último ano de governo. Tinha status de secretário municipal.
Alckmin diz não ver problemas no nepotismo. "A Lu (Maria Lúcia, mulher dele) trabalha comigo desde que eu sou prefeito e nunca foi nomeada em cargo público."
Ele afirma que hoje não tem nenhum parente nomeado na Prefeitura de Pindamonhangaba. Também diz que nenhum parente seu foi nomeado em cargo de confiança no governo do Estado, do qual é vice-governador.




Texto Anterior: São Paulo tem o 1º debate hoje à noite
Próximo Texto: Ex-prefeito usou servidor público
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.