São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT é o preferido dos cariocas, mas Bittar não atrai votos, diz pesquisa

DA SUCURSAL DO RIO

O carioca prefere o PT, mas não gosta do candidato do partido à Prefeitura do Rio. Pesquisa Vox Populi mostra que o PT é o preferido dos cariocas que têm simpatia por um partido político, mas seu candidato a prefeito não consegue atrair esses eleitores.
Segundo o levantamento, a grande maioria dos cariocas (65%) afirma não ter preferência ou simpatia por nenhum partido, mas 14% dos entrevistados citam o PT como preferido -nove pontos percentuais a mais do que PMDB e PFL, que aparecem em seguida, com 5% das menções. O PDT é o preferido para 4% dos entrevistados.
O percentual de simpatizantes petistas é nove pontos maior do que o índice obtido pelo candidato do partido à Prefeitura do Rio, Jorge Bittar. Em tese, o total de simpatizantes seria suficiente para colocar o candidato do PT ao menos na disputa do segundo turno.
Levantamento do Vox Populi, realizado nos dias 28 e 29 de agosto e registrada sob o número 015-2004, mostra Bittar com 5% dos votos. A sucessão no Rio é liderada por Cesar Maia (PFL), com 45%, seguido por Marcelo Crivella (PL), com 11%, Luiz Paulo Conde (PMDB), com 10%, e Jandira Feghali (PC do B), com 5%.
Outro dado da pesquisa mostra espaço para o crescimento de um candidato petista não aproveitado pela candidatura Bittar.
Segundo o Vox Populi, 17% dos eleitores disseram "sempre votar" ou "votar na maioria das vezes" em candidatos do PT. Este índice permitiria a Bittar estar na disputa do segundo turno.
Dos entrevistados cariocas, 48% disseram ter votado no PT pela primeira vez na eleição presidencial de 2002, da qual Luiz Inácio Lula da Silva foi o vencedor. Dos ouvidos, 19% afirmaram nunca ter votado em candidatos do PT.
A cúpula do marketing eleitoral petista atribui a baixa performance de Bittar ao fato de ser pouco conhecido dos eleitores. Ainda acredita que o horário eleitoral gratuito vai torná-lo mais conhecido, identificado com o PT e, conseqüentemente, sua candidatura crescerá.
Bittar tem tentado também vincular-se à imagem do presidente Lula. Segundo o Vox, 24% dos cariocas acham o governo Lula ótimo ou bom, 45% o definem como regular e 29% como ruim ou péssimo. Em tese, se a maior parte do eleitorado que avalia Lula positivamente votasse em Bittar, novamente ele teria chances de obter os votos necessários para chegar ao segundo turno.
Mas, em duas semanas de horário eleitoral, no qual tem o segundo maior tempo entre os candidatos a prefeito, Bittar continua na lanterna. O marketing petista calcula que é necessário ocorrer uma reação nas pesquisas nas próximas duas semanas para que o candidato mantenha esperança de chegar ao segundo turno, caso este ocorra. Segundo o Vox, Maia tem hoje 12 pontos a mais do que a soma de seus adversários, o que lhe asseguraria a vitória no primeiro turno.
Pesquisa do Ibope divulgada na semana passada dá margem de vantagem menor ao atual prefeito em relação à soma de todos os adversários, só três pontos percentuais, dentro da margem de erro.


Texto Anterior: Maia acusa Estado por interdição em hospital municipal
Próximo Texto: Campo minado: MST antecipa Grito dos Excluídos com invasão de fazenda em PE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.