São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato quer reunir mais de 1,5 milhão no 7 de Setembro

DA REDAÇÃO

No dia 7 de setembro será realizada a 10ª edição do Grito dos Excluídos. Segundo os organizadores, o movimento, que pretende reunir mais de 1,5 milhão de pessoas em cerca de 1800 municípios, tem o objetivo de conscientizar e debater a necessidade de mudanças.
Anteontem, em entrevista coletiva, João Pedro Stedile, líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), afirmou que "o povo brasileiro não tem o que comemorar no dia 7 de setembro".
A maior manifestação ocorrerá em Aparecida (interior de São Paulo), onde acontece a 17ª Romaria dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Organizada pela Pastoral Operária, deve atrair cerca de 150 mil pessoas.
Aparecida também é o destino dos 150 romeiros que partiram no último dia 31 de São Paulo e estão percorrendo os mais de 150 km da rodovia Presidente Dutra, na Romaria a Pé.
Na cidade, a concentração dos romeiros começa a partir das 7h30 e, às 9h30, está marcado o Grito dos Excluídos, movimento que nasceu em 1995, quando a Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tinha os excluídos como tema.
Na capital, a manifestação ocorre no Monumento do Ipiranga (na região central). Segundo os organizadores, o espaço é simbólico pois marca o local onde foi anunciada a independência do Brasil.
O Ipiranga é o ponto de chegada de quatro caminhadas que sairão de diferentes locais da cidade: praça da Sé, Brás, Belém e Anhangüera. Além de um culto ecumênico e de manifestações do MST, a organização programou atos pelos desempregados e pelos moradores de rua.
(UIRÁ MACHADO)


Texto Anterior: Campo minado: MST antecipa Grito dos Excluídos com invasão de fazenda em PE
Próximo Texto: Belo Horizonte: Líder nas pesquisas, petista é acusado de "empreguismo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.