São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF investigará pesquisas de Goiânia

DA AGÊNCIA FOLHA

A Polícia Federal de Goiânia (GO) apurará suspeitas de prática de crime de divulgação fraudulenta nas pesquisas publicadas nos jornais locais no dia 30 pelos institutos Ibope, Vox Populi, Brasmarket e Serpes.
As pesquisas mostravam Darci Accorsi (PTB) em primeiro e discrepâncias no segundo lugar. Enquanto o Ibope apontava a candidata do PSDB, Lúcia Vânia, em segundo e o candidato do PT, Pedro Wilson, em terceiro, os outros institutos davam o resultado inverso, com o candidato petista em segundo lugar. Na eleição, Pedro Wilson ficou em primeiro com 37,19%, Darci Accorsi em segundo com 30,05% e Lúcia Vânia em terceiro, com 22,83%.
A assessoria de imprensa do Ibope informou que o instituto não vai se pronunciar enquanto não for notificado da abertura do inquérito. O diretor do instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado, Antonio Lorenzo, disse que suas pesquisas estavam dentro da margem de erro. Para o diretor-presidente do Brasmarket, Ronald Kuntz, o instituto mostrou o crescimento do petista. Ele lembrou que a pesquisa foi feita seis dias antes da eleição.
João Francisco Meira, diretor-presidente do Vox Populi, disse que as pesquisas apontavam um "processo dinâmico de cristalização de opiniões". "Havia indecisos em número suficiente. A disputa pelo segundo lugar provocou o resultado."



Texto Anterior: Pesquisa: Apuração confirma acerto do Datafolha
Próximo Texto: Fortaleza: PFL e PPS não decidem quem vão apoiar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.