São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Pesquisa mede a opinião de quem possui telefone; Serra tem 23%, e Garotinho, 13%

Por telefone, Lula tem 43% contra 48% dos adversários

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, oscilou um ponto para cima -após pesquisa concluída anteontem- e atingiu 43% das intenções de voto para presidente no rastreamento eleitoral do Datafolha, contra 48% da soma de seus adversários.
Ou seja, se a votação fosse apenas com eleitores que têm telefone fixo em casa -são cerca de 54% do eleitorado-, provavelmente haveria segundo turno.
De acordo Datafolha, de uma rodada para outra do rastreamento, José Serra (PSDB) também oscilou um ponto para cima. Está agora com 22% das intenções de voto.
Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS) oscilaram um ponto para baixo cada um e ficaram com 13% e 12%, respectivamente. José Maria de Almeida (PSTU) manteve-se com 1%.
No rastreamento, cada rodada é uma "média móvel" (veja no quadro ao lado como isso é calculado) das últimas duas pesquisas e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
A taxa de 43% de Lula é, portanto, a "média móvel" de uma pesquisa feita no domingo e outra anteontem -as pesquisas são feitas três vezes por semana, nos dias seguintes às exibições de horário eleitoral gratuito de presidenciáveis.
Segundo com o Datafolha, uma das utilidades do rastreamento é medir as tendências dos "com-telefone".
Nesse segmento do eleitorado, Garotinho estava com tendência de alta e agora não está mais.
Serra freou uma tendência de queda, e Lula mostra tendência de alta.


Texto Anterior: 200 fazem militância em porta da Globo
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Sob controle
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.