São Paulo, sexta-feira, 04 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA

Em menos de uma semana, Lula (PT) caiu 4 pontos na Região, e Serra (PSDB) ganhou 4; petista compensou perda em MG

Sul pode definir realização de 2º turno

PLÍNIO FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Sul do país pode definir a realização ou não de segundo turno na eleição presidencial. Foi a região em que os principais candidatos registraram a maior movimentação entre a pesquisa feita dos dias 26 e 27 de setembro e a realizada em 2 de outubro.
O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera no Sul com 49% dos votos válidos, mas perdeu quatro pontos percentuais na região. O tucano José Serra tem 28% dos válidos, crescimento de quatro pontos percentuais.
Para chegar aos votos válidos, o Datafolha exclui do cálculo os entrevistados que pretendem votar em branco ou nulo. Um candidato vence a eleição em primeiro turno se obtém ao menos metade mais um dos votos válidos.
Anthony Garotinho (PSB) oscilou dois pontos positivamente e está com 14% no Sul, e Ciro Gomes (PPS) oscilou negativamente um ponto e aparece com 8%.
Serra pode estar sendo beneficiado pelo crescimento do candidato Germano Rigotto (PMDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul.
O peemedebista, aliado do tucano, disputa com Antonio Britto (PPS), em linha descendente segundo pesquisas locais, a segunda vaga na disputa contra o petista Tarso Genro no segundo turno estadual.
No Sudeste, Lula oscilou positivamente um ponto e atingiu 49% dos válidos. Serre repetiu os mesmos 21%. Garotinho oscilou um ponto para cima e está com 19%.
Nos três principais colégios eleitorais do país, Lula venceria já no primeiro turno em Minas Gerais, onde cresceu quatro pontos percentuais em cinco dias e está com 56% dos votos válidos.
Serra, que concentrou sua campanha no Estado na última semana, parece não se beneficiar da provável vitória já no primeiro turno do tucano Aécio Neves para governador e continua com 22%. Garotinho perdeu três pontos e tem 13%.
No Estado de São Paulo, o petista oscilou dois pontos para cima e chegou a 49% dos válidos. Serra oscilou um ponto para baixo e tem 25%. Garotinho aparece com 14%, (oscilação negativa de um ponto).
No Estado do Rio, Lula oscilou um ponto para baixo, está com 41% dos válidos e empata tecnicamente com Garotinho, ex-governador do Estado e cuja mulher, Rosinha (PSB), lidera com folga a disputa estadual. Garotinho tem 39% dos válidos, e Serra, 10%.
Nos votos válidos, a pesquisa do Datafolha, realizada anteontem em 388 municípios, mostra Lula com 49%, Serra com 22%, Garotinho com 17% e Ciro com 11%. No total de votos, o petista tem 45%; o tucano, 21%; Garotinho, 15%; e Ciro, 10%.


Texto Anterior: Folclore Político - Augusto Marzagão: Questão de Memória
Próximo Texto: Risco-Nanquim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.