UOL

São Paulo, sábado, 04 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUA NA BOCA

Presidente ganha presentes e reclama por não poder beber cerveja

Casal comemora em trajes típicos

DA ENVIADA ESPECIAL A BLUMENAU

Após inaugurar um conjunto habitacional, Luiz Inácio Lula da Silva, com um chapéu de feltro tipicamente alemão na cabeça, assistiu à abertura da 20ª edição do Oktoberfest de Blumenau, a segunda maior festa de cerveja do mundo.
Ao lado da primeira-dama, que estava usando uma tiara com flores, outro adereço típico da região, Lula foi bastante assediado no evento. Do camarote da prefeitura, de onde assistiu o desfile, foi aplaudido e recebeu dezenas de flores e presentes, como um brasão de três metros da "Centopéia do Chope"- um conjunto de 20 bicicletas soldadas umas às outras e enfeitadas com barris de chope.
Do camarote Lula viu a filha, Lurian, e a neta, Maria Beatriz, desfilarem com trajes típicos. A aglomeração de pessoas querendo ver o presidente foi grande. Uma pessoa passou mal e saiu do local de maca.
Durante a inauguração do conjunto habitacional, ele antecipou que não poderia beber todas as cervejas que gostaria. "Certamente não poderei beber todas as cervejas que eu gostaria porque a imprensa vai estar de olho e dizem que presidente não pode tomar cerveja", afirmou.
Já no palanque, durante o desfile de abertura, Lula tomou apenas alguns goles de chope. Quase no fim do desfile chamou até o camarote um rapaz que lhe oferecia uma caneca da bebida. Apenas provou e passou para a mulher, Marisa.
Quebrando o protocolo, convidou Nilton Scheitemantel, que estava com um barril de chope em forma de mochila nas costas, para ir falar com ele. O rapaz, que estava usando um chapéu enorme, beijou o presidente. Não foi o único. Quase todas as pessoas que lhe deram flores, sem subir no camarote, deram e receberam beijos nas mãos.
Lula encerrou o desfile dizendo que o povo de Blumenau é bonito porque se alimenta bem. Em um discurso de pouco mais de cinco minutos avisou duas vezes que sairia dali para tomar cerveja nos pavilhões do Oktoberfest.
"Eu espero que à noite [mais tarde] a gente se encontre porque vai ter muita cerveja rolando no pedaço e somos filhos de Deus. Como filhos de Deus, temos direito a ter as coisas boas produzidas pelos seus filhos".
Pouco antes, o presidente Lula afirmou que o "mundo não é feito só de trabalho, mas de alegria e prazer".
(GABRIELA ATHIAS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Federação aos pedaços: Tributária ficará para 2004, diz João Paulo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.