São Paulo, domingo, 04 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Advogado se projetou graças ao PT

DA REDAÇÃO

José Antonio Dias Toffoli, 41, projetou-se nacionalmente graças ao PT: foi advogado de Lula nas campanhas presidenciais de 1998, 2002 e 2006 antes de ser nomeado advogado-geral da União, em 2007.
Muitos críticos da indicação de Toffoli alegam que ele não tem notável saber jurídico, pois foi reprovado em dois concursos para juiz estadual (em 1994 e em 1995) e não fez mestrado ou doutorado.
Também afirmam que ele não possui reputação ilibada, pois foi condenado pela Justiça do Amapá sob a acusação de ter ganho licitação supostamente ilegal para prestar serviço ao Estado. Toffoli recorreu.
Natural de Marília (SP), Toffoli formou-se pela USP em 1990, especializando-se em direito eleitoral. Por dez anos lecionou direito de família e direito constitucional.
Em 1995, Toffoli ingressou na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar da liderança do PT. Depois, advogou para Lula em três campanhas. Após a chegada do PT ao Planalto, foi nomeado subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, permanecendo no cargo até assumir a chefia da AGU.


Texto Anterior: Pluralidade do STF é o "ideal", diz ministro
Próximo Texto: Ciro e Marina adotam agenda intensa contra polarização PSDB-PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.