UOL

São Paulo, quinta-feira, 04 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fome Zero vira concorrente de ONG de Betinho

DA SUCURSAL DO RIO

A campanha Natal Sem Fome, organizada anualmente pela Ação da Cidadania -ONG criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho- está sofrendo concorrência involuntária do programa Fome Zero, do governo federal. Segundo os organizadores, foram arrecadados até agora apenas 15% do total obtido no mesmo período do ano passado.
Em 40 dias de campanha, a ONG arrecadou 850 toneladas, das quais 40 toneladas em São Paulo. Em 2002, a arrecadação nacional de alimentos chegou a 6.000 toneladas. Em São Paulo, a 400 toneladas. "Se continuarmos neste ritmo, fecharemos a campanha com, no máximo, 2.000 toneladas de alimentos arrecadadas", disse o coordenador da ONG, Maurício Andrade.
Segundo ele, apesar da queda, o número de parceiros continua quase igual ao do ano passado. Até agora, 590 parceiros doaram alimentos. Em 2002, foram 600.
"Muitos dos nossos parceiros acham que o Estado já está conseguindo resolver o problema da fome e estão doando menos", disse.
O coordenador disse que o Fome Zero está concentrado, por enquanto, nas regiões Norte e Nordeste, deixando desassistidas famílias carentes que vivem em outras regiões do país.


Texto Anterior: Balanço social: Para ONGs, Lula aprofunda erro de FHC
Próximo Texto: Chomsky esquece apoio dado há 5 meses a Helena
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.