UOL

São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSTU procurará descontentes do PT

RUBENS VALENTE
JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente nacional do PSTU, Zé Maria, 45, candidato derrotado à Presidência nas últimas eleições, disse ontem que vai propor ao partido que comece a procurar os petistas descontentes com os rumos do governo Lula.
A idéia de Zé Maria é "somar forças para um outro partido de esquerda socialista" que venha a ocupar o "espaço vazio" deixado pelo PT. Esse partido poderia ser o próprio PSTU, vitaminado pelos descontentes do PT, do PC do B e da militância dos movimentos sociais, como o MST, ou uma nova sigla, que substituiria o PSTU.
"Essa alternativa está colocada e será mais efetiva se somarmos nossas forças. Acredito que seja correto, nesse momento, fazer chegar nossa opinião aos companheiros [descontentes do PT]."
Indagado se o partido receberia a filiação de, por exemplo, a senadora Heloísa Helena (PT), Zé Maria disse que de "braços abertos".
Segundo Zé Maria, a política econômica do governo Lula tem sido "de continuidade ao modelo anterior". Citou como exemplo a "continuidade do pagamento das dívidas interna e externa nos mesmos patamares do governo anterior, o que compromete quase 70% do Orçamento da União ".
O presidente do PSTU disse que Lula tem feito imenso esforço para redirecionar recursos para chegar a R$ 5 bilhões, neste ano, para o programa Fome Zero, considerado sua prioridade absoluta. No entanto, o Orçamento aprovado pela bancada do PT prevê R$ 98 bilhões para pagamento de juros da dívida.
"A verdadeira prioridade do Orçamento e deste governo não é o Fome Zero, é o pagamento dos juros da dívida", disse Zé Maria.
"O PT, desde a década de 80, é o maior partido da esquerda brasileira. No entanto, abandonou qualquer perspectiva de transformação socialista no país, abandonou as bandeiras da esquerda, desertou dessa função."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Agenda petista: Sindicatos criticam governo e divergem sobre a Previdência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.