São Paulo, sexta-feira, 05 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Sozinho não
O governo decidiu-se pela estratégia de não indicar os membros da CPI dos bingos depois que José Sarney se negou a enterrar sozinho a investigação.

Efeito limitado
Orientados pelo Planalto, líderes governistas no Senado ameaçaram signatários da CPI dos bingos com perda de cargos e retenção de emendas. Eles responderam que não haviam conseguido indicar seus apadrinhados a nada. E que emendas não saem mesmo para ninguém.

Agora, chega
Convencido de que já tolerou o suficiente de Aloizio Mercadante, José Sarney quer afastar o petista da liderança do governo no Senado. Atualmente, desejo de Sarney é quase ordem.

Para todos
No desenho de Sarney, Mercadante seria alojado em algum ministério, e Renan Calheiros herdaria a liderança do governo. Assim, o peemedebista aceitaria melhor a idéia de ver Sarney reeleito à presidência do Senado.

Louco para mandar
Até José Alencar entrou em campo para demover Magno Malta (PL-ES) de apresentar o pedido da CPI dos bingos. Irremovível, o senador ganhou o apelido de "Sinhozinho Malta".

Serviço extra
Embora atolado em problemas, o governo ainda encontra tempo para meter a colher nos assuntos da oposição. Trabalha pelo candidato de ACM, Pauderney Avelino, que disputará com José Carlos Aleluia a liderança do PFL na Câmara.

Sem marola
Encarregado dos inquéritos relativos aos bingos no Rio, o delegado da PF Hebert Reis Mesquita teve negado seu pedido de transferência para Brasília. "Em nome do bom andamento das investigações" do caso Waldomiro, a direção do órgão decidiu deixá-lo onde está.

Mais cizânia
Novo caso para a lista de desentendimentos na base governista: o líder na Câmara, Miro Teixeira (sem partido-RJ), não troca palavra com o presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP). Iniciada a propósito da reforma política, a desavença se agrava a cada dia.

Cabeça a prêmio
"Com esse eu nem perco mais tempo", tem dito Miro Teixeira sobre João Paulo. Ceifado na reforma ministerial, Miro está ameaçado de perder seu novo cargo por pressão de aliados do Planalto na Câmara. Reclamam que ele não vai à maioria das reuniões do colégio de líderes.

Faxina geral
Confirmado ontem como novo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento já recebeu do Planalto a primeira orientação: substituir todos os funcionários de segundo primeiro escalão indicados por Anderson Adauto.

Verdes de volta
O Brasil vai sediar em 2006 a COP-8, reunião organizada pelas Nações Unidas com 188 países para discutir a conservação da biodiversidade no mundo. Será o maior encontro ambiental no país desde a Eco-92.

Todos em rede
Entre as 11 resoluções para as eleições municipais que o TSE anuncia hoje, ao menos uma deverá causar polêmica: a que obriga rádios comunitárias a transmitir o horário gratuito.

Voto ao cesto
O PTB-SP trabalha para que seu neofiliado Oscar Schmidt concorra a uma vaga de vereador. Acha que a votação do ex-jogador puxaria a eleição de outros dois ou três petebistas.

Visita à Folha
Dante de Oliveira (PSDB), ex-governador de Mato Grosso, e Domingos Leonelli, presidente do PSB da Bahia, visitaram ontem a Folha.

TIROTEIO

Do prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), sobre o acesso restrito dos municípios a créditos federais:
-Se em 2004 encontrarmos as mesmas dificuldades que no ano passado, o governo Lula terá esterilizado metade do mandato dos atuais prefeitos.

CONTRAPONTO

Abaixo a sogra

Embora eclipsada pelo início do caso Waldomiro Diniz, a festa comemorativa dos 24 anos do PT, realizada no Rio em 13 de fevereiro, foi pródiga no resgate de memórias do partido, algumas narradas pelo próprio Lula.
O presidente reuniu uma série de exemplos bem-humorados para dizer que, se tivesse ouvido alguns companheiros, não teria conseguido formar o partido, tantas eram as objeções políticas aos candidatos à filiação.
De acordo com Lula, nem mesmo sua sogra escapou da patrulha dos primeiros tempos do petismo. Na época da fundação do partido, ela, "que sempre gostou de andar arrumadinha", tinha acabado de comprar um Fusca usado com o dinheiro de sua aposentadoria.
-Sempre que minha sogra estacionava o Fusca na frente do PT e entrava na sede, alguns companheiros comentavam: "olha, lá vem a burguesona".


Próximo Texto: Sombra no Planalto: Tropa de choque de Lula manobra e aniquila a CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.