UOL

São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente nomeia candidata derrotada petista para ex-Sudam

FÁBIO ZANINI
ENVIADO ESPECIAL A BELÉM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem que a candidata derrotada do PT ao governo do Pará, Maria do Carmo, será a nova diretora-geral da ADA (Agência de Desenvolvimento da Amazônia), substituta da Sudam.
Maria do Carmo perdeu no segundo turno para o atual governador, Simão Jatene (PSDB), por pequena margem, e é mais um exemplo de candidato derrotado a um governo estadual que recebe compensação de Lula.
Deputada estadual na legislatura anterior, a petista vem de uma família tradicional na política paraense e começou a ganhar destaque depois de se eleger vereadora e senadora. Também disputou por duas vezes a eleição para a Prefeitura de Santarém.
Em ritmo de campanha, Lula anunciou uma série de "presentes" a um público de cerca de 10 mil pessoas, que enfrentou chuva forte e atraso de mais de uma hora para ouvir o presidente em um ato no centro de Belém.
O mote principal do evento foi a entrega de três cartões alimentação do Fome Zero a famílias carentes da capital paraense, que seriam, segundo o presidente, os primeiros de uma série. Lula entregou os cartões em cima do palanque em que estava.
A assessoria do governo não especificou se tratava-se de cartões do Fome Zero nacional ou se era um programa municipal. O fato é que, apesar de Belém não integrar a primeira leva de cidades beneficiadas pelo programa, havia no palanque um enorme cartão com a logomarca oficial do projeto.
Animado, o presidente também anunciou para a população que o programa recebeu a doação de duas toneladas de alimentos pela associação dos comerciantes do tradicional mercado Ver-o-Peso, que fica ao lado da praça onde ocorreu o evento. Ele mostrou sacas de alimento à multidão.
Ao lembrar suas promessas de campanha, o presidente anunciou que no próximo dia 1º de maio, Dia do Trabalho, será lançado um grande programa para dar estímulo para que jovens obtenham emprego.
"No começo de maio, vamos anunciar o programa do primeiro emprego, para dar oportunidade à nossa juventude de começar a trabalhar", discursou Lula, em cima de um palanque. Foi ovacionado pela audiência.
O presidente ontem anunciou ainda a liberação de R$ 5 milhões para o projeto Monumenta, que tem como objetivo a restauração de edifícios históricos na cidade de Belém.


Texto Anterior: Memória: Para Motta, "20 anos" era projeto tucano no poder
Próximo Texto: Presidente fará declaração em rádio e TV na 2ª
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.