UOL

São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berzoini diz que vai divulgar devedores

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA
FOLHA, EM CUIABÁ

O ministro Ricardo Berzoini (Previdência) anunciou ontem que o governo lançará no dia 1º de maio um guia da Previdência para esclarecer ao trabalhador os benefícios e regras do seguro social.
"Muita gente acha que Previdência Social representa só aposentadoria", comentou Berzoini, lembrando de benefícios como salário-maternidade, auxílio-doença e invalidez. Segundo ele, o guia terá uma linguagem simples para alcançar toda a população.
Ontem, Berzoini fez um balanço dos três meses de atuação do ministério sob seu comando. Segundo os números do ministro, a Previdência conseguirá economizar R$ 34,8 milhões até o final do ano com a adoção de medidas administrativas. Ele reafirmou que ainda neste mês a Previdência passará a divulgar trimestralmente a lista dos devedores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A legislação prevê a obrigatoriedade de o governo publicar os nomes, mas isso não vinha ocorrendo. A lista estará na internet (www.previdenciasocial.gov.br).

Fraude contra o INSS
O pastor evangélico Luiz Medeiros da Silva foi preso ontem pela PF, em Cuiabá (MT) em cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo juiz federal Julier Sebastião da Silva. Ele é acusado de fraude contra o INSS.
Segundo a PF, o pastor forjaria aposentadorias. O desvio até agora descoberto seria de R$ 3 milhões, segundo o delegado responsável pelo caso, Luiz Sayão.
Segundo a PF, 25 pessoas já foram denunciadas por terem sido beneficiadas com o esquema.
O pastor, segundo a PF, teria confessado e apontado mais quatro pessoas que teriam elaborado os documentos fraudulentos e aliciado os interessados nas aposentadorias. A reportagem não conseguiu falar com o pastor ou com seu advogado.


Texto Anterior: Previdência divide os grupos do conselho
Próximo Texto: Na oposição, o PT dizia...
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.