São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The New York Times - de Nova York

Escândalo político se une à crise econômica e pára governo

ESTADOS UNIDOS O diário norte-americano "The New York Times" afirma em texto de sua edição de ontem que "um escândalo político de proporções cada vez maiores imobilizou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo apoio popular já começou a diminuir devido à fraca performance da economia do país em seu primeiro ano de governo".
O "NYT" faz um histórico do caso Waldomiro Diniz, ex-assessor da Presidência flagrado em gravação de 2002 pedindo propina e dinheiro para campanha a um empresário do ramo de jogos.
O diário afirma que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), tem sido fundamental para ajudar o governo a contornar a crise. Impediu, por exemplo, a criação de uma CPI que investigaria o escândalo.
Segundo o "NYT", "eleito com uma plataforma que prometia justiça social e crescimento econômico, Lula já completou quase um terço de seu mandato, mas não tem sido capaz de progredir em nenhum dos dois campos".
O jornal diz que Lula "chegou a prometer um espetáculo de crescimento, mas a economia encolheu no ano passado pela primeira vez em mais de uma década". E a "paralisia" é caracterizada pelos baixos investimentos do governo em projetos de desenvolvimento.


Texto Anterior: Líder vê MP contra invasão desmoralizada
Próximo Texto: Memória: Sociólogo Octavio Ianni morre aos 77 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.