São Paulo, terça, 5 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NORDESTE
Petista afirma que presidente mente sobre soluções para a seca e se diz a favor de saques pelos flagelados
Lula diz que FHC não cumpre promessas

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Jaguaruana

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Quixeramobim


O pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acusou ontem, durante visita a duas cidades cearenses castigadas pela seca, o presidente FHC de não ter cumprido promessas de campanha.
Lula chamou FHC de "mentiroso" por não ter feito a transposição das águas do rio São Francisco para os Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
"O Fernando Henrique veio ao Ceará na campanha de 1994 e prometeu transpor as águas do rio São Francisco. Mas até agora não trouxe sequer um copo de água. Ele foi mentiroso e vai mentir de novo prometendo a obra para ganhar voto", disse Lula.
A transposição das águas do rio São Francisco é uma reivindicação antiga de políticos nordestinos e consiste em criar um canal artificial que transporte água do rio para os Estados situados acima de suas margens.
As declarações de Lula foram feitas ontem de manhã em Jaguaruana (180 km ao sul de Fortaleza), uma das quatro cidades que já foram saqueadas por vítimas da seca neste ano no Estado.
Lula disse também que considera "natural" que flagelados da seca promovam saques no Nordeste.
Segundo ele, FHC está sendo "hipócrita" ao criticar as pessoas que fazem saques na região. "O presidente critica quem faz saque porque nunca passou fome em sua vida. Ele devia era ter vergonha de deixar o povo nordestino nessa situação de fome."
Na cidade, Lula visitou uma comunidade rural, onde há um exemplo da má utilização das águas na região. Situado às margens do rio Jaguaribe, o assentamento da Bela Vista é cortado por uma adutora de 15 quilômetros, que está desativada há cerca de três anos.
Com a seca e a adutora desativada, os trabalhadores da região perderam toda a produção agrícola e têm de andar cerca de 18 quilômetros para conseguir água.
À tarde, o ex-presidente do PT esteve em Quixeramobim (sertão do Ceará), onde visitou uma área devastada pela seca e uma fazenda invadida por integrantes do MST há uma semana.
Lula aproveitou seu discurso para voltar a criticar o presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Ele (FHC) se elegeu fazendo muitas promessas, mas, quatro anos depois, o que se vê no Brasil é desemprego, fome, seca e aumento brutal da criminalidade".

Pesquisa
Sobre a última pesquisa Datafolha, publicada no domingo, que aponta uma possível vitória de FHC já no primeiro turno se Lula desistir de sua candidatura, o ex-presidente do PT disse que não analisa pesquisas feitas com muita antecedência.
Segundo ele, o justo agora é a aliança com o PDT, que ele vai defender até o fim.
Lula disse estar apostando na reunião do diretório nacional do PT, marcada para o próximo final de semana, em São Paulo, para manter um aliança com o PDT.
O deputado José Genoíno (PT-SP), que acompanha Lula na visita ao Ceará, disse que não acredita que o diretório nacional aprove uma intervenção no do Rio.
"Acho que vai sair uma decisão política que vai pressionar os petistas do Rio a optarem entre a candidatura Lula à Presidência a candidatura de Vladimir (Palmeira)", disse Genoíno.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.