UOL

São Paulo, quinta-feira, 05 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DOS JUROS

Costa Neto diz que petistas deveriam ter aulas com Alencar

Lula e Dirceu não entendem de economia, diz líder do PL

RANIER BRAGON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente nacional do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), saiu ontem em defesa dos pontos de vista do vice-presidente José Alencar, que é filiado ao PL, afirmando que a equipe econômica, o ministro José Dirceu (Casa Civil) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deviam tomar aulas de economia com Alencar.
"O José Dirceu entende de economia igual a mim. O Lula entende de economia igual a mim, quer dizer, quando digo que entendem igual a mim, digo que não entendem nada", afirmou."Isso se dá porque não somos técnicos, quem entende de economia é o José Alencar, que mexeu com isso a vida inteira", completou.
O vice-presidente causou constrangimento no alto escalão do governo ao criticar, nos últimos dias, a condução da política econômica, principalmente a manutenção pelo Banco Central da taxa básica de juros em 26,5% ao ano.
Além de Dirceu e Lula, Costa Neto juntou também ao grupo que deveria se aconselhar com Alencar o ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) e o presidente do BC, Henrique Meirelles.
"O Meirelles e o Palocci deviam explicar para o José Alencar porque a taxa de juros está tão alta, só isso. E convencê-lo, porque o Alencar é um cara ponderado, equilibrado, muito mais do que eles. Do nada, ele construiu um império [Coteminas, uma das maiores empresas têxteis do país] que emprega hoje 18 mil funcionários", afirmou.
O deputado declarou ainda acreditar que as críticas do vice, que teriam, segundo ele, a intenção única de ajudar o país a dar certo, não levarão a rupturas.
"É bom. Porque se alguém ficar constrangido, esse camarada que ficar constrangido passa a se mexer, passa a olhar para os interesses do povo brasileiro em vez de olhar para os interesses de meia dúzia de banqueiros", disse.
Costa Neto se mostrou particularmente irritado com o fato de a Comissão de Economia, Indústria, Comércio e Turismo da Câmara dos Deputados ter aprovado ontem requerimento convidando o vice-presidente para ir ao Congresso explicar as críticas que vem fazendo à política de juros.
O requerimento foi protocolado pelo deputado Léo Alcântara (PSDB-CE) e só teve dois votos contrários -dos deputados Rubens Otoni (PT-GO) e Delfim Netto (PP-SP).
Costa Neto disse que, na opinião dele, o vice deveria recusar o convite. "O PSDB não deve ser considerado, eles estão aí para atrapalhar o governo, não para ajudar o país", afirmou.


Texto Anterior: Taxa prejudica Nordeste, afirma Ciro
Próximo Texto: Frase
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.