São Paulo, sábado, 05 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Base quer definir valor do mínimo em 2005 na LDO

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Líderes governistas no Congresso querem fixar o reajuste do salário mínimo do próximo ano para repor as perdas inflacionárias e acompanhar o crescimento do Produto Interno Bruto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que precisa ser votada até o próximo dia 30.
O governo enfrentou resistências na base aliada para aprovar o salário mínimo de R$ 260. Para dobrar a ala esquerda do PT foi proposta a elaboração de um plano de recuperação do mínimo.
A fixação do índice de reajuste já na LDO deste ano, no entanto, seria um paliativo, porque valeria apenas para o salário mínimo de 2005. "A LDO não é o instrumento adequado. Você obriga que o Orçamento do próximo ano tenha recursos suficientes, mas, para ter um plano de recuperação permanente, isso precisa ser definido em um projeto de lei", disse o presidente da Comissão de Orçamento, deputado Paulo Bernardo (PT-PR).
Apesar de também defender a fixação do reajuste na LDO, o relator, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse que há resistência no Ministério do Planejamento: "Tive uma reunião com o Guido Mantega na terça-feira e ele disse que, a princípio, como o país ainda está em fase de transição na política econômica, não achava viável".


Texto Anterior: Máquina parada: Governo só investe 4,46% do Orçamento
Próximo Texto: Investigação: Justiça quebra sigilos de Maluf e sua família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.