São Paulo, sábado, 05 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Polícia prende assentados com armas no Pontal

CRISTIANO MACHADO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA,
EM PRESIDENTE PRUDENTE


Quatro assentados ligados ao Mast (Movimento dos Agricultores Sem Terra), segundo a polícia, foram presos por porte ilegal de arma na madrugada de ontem, em Presidente Venceslau (620 km a oeste de SP), no Pontal do Paranapanema. Em São Luiz do Quitunde (AL), uma agricultora ex-militante do MTL (Movimento Terra, Trabalho e Liberdade) foi presa por formação de quadrilha, dano e roubo qualificado.
De acordo com a polícia, três espingardas foram encontradas no interior de um Fiat Uno Mille ocupado pelos assentados do Mast. "As armas estavam embrulhadas num pano no compartimento do motor do carro. Também foram encontrados pólvora e chumbo", disse o delegado seccional de Presidente Venceslau, Dirceu Urdiales.
Os acusados Gildécio Ferreira dos Santos, 29, Miguel Antônio dos Santos, 39, Ailton Telles dos Santos, 22, e Donizete dos Prazeres, 35, foram encaminhados à cadeia pública da cidade. Eles serão indiciados pelo artigo 14 do Estatuto do Desarmamento, cuja pena varia de dois a quatro anos de prisão em regime fechado.
Segundo Valdirene Gomes da Silva, coordenadora do Uniterra (União dos Movimentos Pela Reforma Agrária e Fome Zero), ligado ao Mast, apenas Gildécio pertence ao movimento.
Anteontem, foi presa a ex-militante do MTL Ivandeje Maria de Souza. A prisão ocorreu enquanto ela aguardava uma audiência no fórum de São Luiz do Quitunde (AL). Em junho de 2001, Souza liderou a invasão de uma área da Usina Conceição do Peixe.
Segundo seu advogado, João Sapucaia, a prisão preventiva foi decretada em abril, mas não havia sido cumprida. A defesa da agricultora entrou ontem com um habeas corpus no Tribunal de Justiça, que ainda não foi apreciado.
O líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) José Rainha Jr. disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está mal assessorado na "divulgação de seu governo". Rainha vai se encontrar com Lula na segunda-feira em Salvador (BA).


Texto Anterior: Presidente pede que equipe seja solidária com Costa
Próximo Texto: Operação Vampiro: Empresário suspeito tem conta no exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.