UOL

São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC vê "despropósito" em tensão social no país

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recomendou ontem, em Porto Alegre, a respeito da tensão social vivida no país, que "é preciso ter juízo". FHC não se referiu especificamente ao governo federal ou aos movimentos sociais, pois diz estar em uma "linha de reflexão mais ampla e genérica". "Confio no Brasil, na sociedade brasileira, na nossa capacidade de negociação. Agora, é preciso ter juízo."
O aumento da tensão social no país foi definido pelo ex-presidente como "despropositado", pois "os instrumentos estão aí para que se possa avançar dentro da ordem". Especificamente sobre o campo, FHC afirmou que "os que têm vocação agrícola estão sendo progressivamente atendidos".
Sobre o atual quadro político brasileiro, FHC reconheceu haver "momentos preocupantes". Ele disse que os movimentos sociais, dependendo da intensidade dos protestos, podem "criar dificuldades para o próprio governo".
Na entrevista e no pronunciamento que fez na solenidade, em que recebeu a medalha de mérito agropecuário da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), FHC fez questão de salientar a necessidade de se resolver os impasses sociais "dentro da lei". "Em uma democracia, negocia-se, reivindica-se, sem dúvida. A democracia é um sistema que permite tudo isso, mas com respeito à lei. Havendo respeito à lei, o resto se resolve", disse.
FHC procurou valorizar avanços ocorridos em seu governo (1995-2002) e sinalizar à tendência segundo a qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá seguimento a avanços por ele atingidos. (LÉO GERCHMANN)


Texto Anterior: Empresa pede reintegração de área no AM
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.