UOL

São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa pede reintegração de área no AM

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A imobiliária Florestal Norte ingressou ontem com um pedido de reintegração de posse de uma área de 300 hectares invadida, em julho, por sem-terra liderados pelo MSTA (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Amazonas), uma dissidência do MST, no município de Itacoatiara (170 km a leste de Manaus).
Até o fechamento desta edição, a Justiça não havia tomado decisão. Estão no acampamento cerca de 2.000 famílias, segundo a empresa. (São 8.500 para o MSTA).
Fundado em 1997, o MSTA faz invasões nos arredores de Manaus. O seu principal dirigente, Ismael de Oliveira, está preso desde 18 de julho na sede da Polícia Federal sob a acusação de formação de quadrilha e invasão de uma área da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
Segundo o advogado da Florestal Norte, Mário Sussmann, no mês passado a Justiça já havia concedido uma liminar proibindo a ocupação em Itacoatiara. Ele afirma também que muitos dos sem-terra são pessoas de Manaus, que viajaram em carro próprio. "Não é porque um cidadão tem um carro que ele tem casa e terra pra morar", disse um homem que se identifica apenas por Nogueira, coordenador do MSTA, em Itacoatiara. (KÁTIA BRASIL)


Texto Anterior: Polícia destrói acampamento de sem-terra
Próximo Texto: FHC vê "despropósito" em tensão social no país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.