São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAGRADO E PROFANO

Dom Cláudio Hummes pede empenho e propostas para candidatos

Cardeal cobra criação de empregos

CHICO DE GOIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, cobrou ontem dos candidatos a prefeito propostas para criação de empregos na cidade. Dom Cláudio fez a declaração durante entrevista na Associação Brasileira A Hebraica, onde foi homenageado pela diretoria como "personalidade do ano" por causa de sua atuação em favor do diálogo judaico-cristão e contra a discriminação.
"Não há nada mais fundamental do que trabalho", disse o cardeal. "Eu creio que, mais do que nunca, temos de insistir com os candidatos para que eles estejam empenhados nisso, em criar oportunidades de trabalho e geração de renda."
Para ele, "o país está começando a sair de uma recessão e procurando vencer a questão do desemprego, além de retomar o crescimento econômico".
Para o religioso, "os municípios são fundamentais nisso porque os governantes estão muito perto da comunidade e [os resultados das eleições] deverão ter uma influência muito grande também na condução política do país".
Desde que a campanha eleitoral ganhou as ruas, os candidatos têm procurado dom Cláudio e líderes de outras religiões para obter apoio. Paulo Maluf (PP) foi o primeiro a ir "pedir a bênção" ao cardeal-arcebispo. Depois dele, foi o tucano José Serra. Ontem, Marta Suplicy (PT) compareceu ao almoço na condição de prefeita, como fez questão de frisar o presidente de A Hebraica, Arthur Rotenberg, e posou para fotos ao lado do cardeal.
Questionado sobre qual será o papel da Igreja no processo eleitoral, dom Cláudio afirmou que "será muito sereno, como em outras eleições". Ele disse que há um "consenso pastoral" de que a Igreja "não deve apoiar nem candidatos nem partidos".


Texto Anterior: "Nanicos" abrem horário eleitoral em São Paulo
Próximo Texto: Janio de Freitas: A má defesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.