São Paulo, Quinta-feira, 05 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Locais pertencem ao DER e à Cesp; prefeito de Anhembi aguarda reforço da Polícia Militar
MST encontra área para invadir em SP

Frâncio de Hollanda/Folha Imagem
Reunião para discutir destino dos acampados em Anhembi, 190 km de São Paulo




ROGER MARZOCHI
free-lance para a Folha Campinas

A coordenação do acampamento do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) "Nova Canudos", que ocupa há 15 dias o centro da cidade de Anhembi (190 km de São Paulo), encontrou ontem duas áreas que poderão ser invadidas ainda hoje. A nova área será ocupada até que as famílias sejam assentadas.
Uma das áreas pertence ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e fica a cerca de 30 km de Anhembi, às margens da rodovia SP-147, que liga a cidade a Piracicaba. O outro local pertence à Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e fica entre a Fazenda Leme e o rio Tietê, na divisa entre Anhembi e Piracicaba.
A decisão da área a ser invadida deve ser tomada hoje às 8h, em assembléia com os 1.250 sem-terra.
O prefeito Geraldo Conceição Cunha (PSDB) chegou a intermediar a transferência para uma das áreas. Ele requisitou que o comando da Polícia Militar acompanhasse os sem-terra para a realização de uma "vistoria". A PM negou a realização dessa vistoria.
O comandante do 12º Batalhão da PM de Botucatu, major João Francisco Antunes, não descarta a desocupação da área antes mesmo da realização da assembléia. "Não há mais o que discutir. Assim que a tropa chegar, os sem-terra terão de deixar a área."
Ele aguarda a chegada de 500 soldados de São Paulo e da região de Botucatu para realizar a desocupação. A reintegração, determinada pela Justiça anteontem, não foi cumprida ontem por falta de transporte para os sem-terra.
Até ontem, o prefeito havia conseguido 20 caminhões. São necessários 50.



Texto Anterior: No ar - Nelson de Sá: Dois políticos
Próximo Texto: Agricultores pedem perdão de dívida em Alagoas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.