São Paulo, sábado, 05 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMAZONAS

Monomotor levava urnas para aldeias

Avião com urnas e 4 pessoas desaparece

KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Um avião transportando urnas eletrônicas e pessoal para operá-las em aldeias indígenas desapareceu na selva no interior do Amazonas. O monomotor da empresa Rômulo Norte Táxi Aéreo desapareceu por volta das 14h (15h em Brasília) de anteontem com três passageiros e o piloto perto de São Gabriel da Cachoeira (858 km a oeste de Manaus), de onde partira.
Os passageiros eram os estudantes de processamento de dados da Universidade de Federal do Amazonas José Gorgonha de Miranda, Túlio Sakamoto e Fagner Costa. Eles iriam operar os computadores de transmissão via satélite de votos das urnas eletrônicas em aldeias para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas.
O avião deveria pousar primeiro na localidade de Taracuá, onde ficariam 2 das 11 urnas eletrônicas destinadas às aldeias. O avião seguiria depois viagem ainda para Pari-Cachoeira e Iauareté. Nessas localidades, perto da fronteira com a Colômbia, 3.347 eleitores estão registrados. Segundo o TRE, as urnas serão repostas.
Segundo o juiz eleitoral Marcelo Vieira, um helicóptero da empresa fez buscas ontem das 11h às 16h30 e não encontrou vestígios da aeronave nem na selva e nem no rio Walpés, que cerca a cidade.
"Tudo leva a crer que a aeronave caiu, mas não sabemos se o piloto fez um pouso de emergência. Não podemos dizer ainda que a aeronave caiu porque não temos a comprovação", disse Vieira.
Ontem estava sendo aguardada a chegada de um helicóptero e um avião da Força Aérea Brasileira para as buscas, que vão ser reiniciadas hoje pela manhã. Vieira afirmou que a aeronave decolou do aeroporto sem comunicar a torre. "O responsável pela Infraero nos disse que esse piloto ia ser multado porque não avisou a torre que ia decolar", disse o juiz.

Infraero
A Infraero de São Gabriel da Cachoeira não se pronunciou sobre o caso. O proprietário do avião, Eduardo Fisksherer, disse que o piloto Celso Salmozo fez plano de vôo para as localidades de Taracuá, Pari-Cachoeira e Iauaretê. "Não tenho informações se houve procedimento errado do piloto."
A empresa Rômulo Táxi Aéreo opera no Aeroclube de Manaus e foi contratada para o envio de urnas eletrônicas e pessoal para as eleições em longa distância, onde seria usado pela primeira vez um sistema de telefonia móvel digital via satélite. A tecnologia da empresa Globalstar foi contratada pelo TRE, onde 7% dos 1,5 milhão de eleitores vivem em reservas extrativistas, aldeias indígenas e quartéis militares. Nessa região, a apuração costumava levar até dois dias para ser concluída.
Os estudantes que estão desaparecidos iriam operar os computadores portáteis.


Texto Anterior: DF: TRE abre investigação de ONG ligada a Roriz
Próximo Texto: Maranhão: Na TV, filhas acusam o pai de receber suborno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.