São Paulo, quarta, 5 de novembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Morre no Rio o embaixador Ítalo Zappa

free-lance para a Folha

O embaixador Ítalo Zappa, 71, faleceu ontem às 12h45 em sua casa no Leblon (zona sul do Rio) devido a complicações causadas por um câncer generalizado.
O enterro será realizado hoje às 10h no cemitério Santa Rosa, em Barra do Piraí (RJ), cidade natal do diplomata. Pai de quatro filhos, o embaixador sofria há vários anos os efeitos da doença.
Zappa foi um dos principais nomes da política externa terceiro-mundista do governo Ernesto Geisel (1974-79), marcada pelo reconhecimento imediato da independência das ex-colônias portuguesas na África e pelo reatamento com países comunistas.
Zappa foi embaixador em Moçambique, China, Cuba e Vietnã e ministro-conselheiro do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos).
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores qualificou o embaixador como "um dos mais atuantes promotores do estreitamento das relações entre o Brasil e os países em desenvolvimento".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.