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São Paulo, quarta-feira, 05 de novembro de 2003

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Criador da campanha de Lula é um dos três vencedores da licitação; estatal gasta R$ 120 mi com publicidade

Agência de Duda ganha conta da Petrobras

DA SUCURSAL DO RIO

A agência do publicitário Duda Mendonça, criador da campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, foi uma das três vencedoras da licitação de publicidade da Petrobras para os próximos dois anos.
O valor do contrato, que pode ser prorrogado por mais dois anos, não foi divulgado pela estatal. Trata-se de uma das maiores verbas publicitárias do país, cujo valor anual é, segundo a Folha apurou, de R$ 120 milhões.
Além da empresa Duda Mendonça e Associados Ltda., venceram a concorrência a Rede Interamericana de Comunicação S.A e a F/Nazca, Saatchi & Saatchi Publicidade Ltda. Cada uma vencedoras fica com 25% dos R$ 120 milhões da verba. Os outros 25% restantes a Petrobras distribui da maneira que quiser. Hoje, atendem a Petrobras as agências Contemporânea, a DPZ e a Que.
O resultado divulgado ontem foi referente à segunda etapa da concorrência, com análise das propostas técnicas, como abrangência nacional e material publicitário. Para essa etapa, foram classificadas seis empresas, das quais foram selecionadas as três primeiras. As desclassificadas foram as agências Carrillo, Pastore Euro RSGC Comunicação Ltda., a Giovanni, FCB S.A. e a DPZ Ltda.
Na prática, é a segunda etapa que determina os vencedores. A terceira etapa é a apresentação dos valores comerciais.
O Planalto acompanhou de perto todo o processo de licitação. A Secom (Secretaria de Comunicação) reuniu-se várias vezes com os dirigentes da área de comunicação da estatal. Na Petrobras, havia o receio de que a agência de Duda ficasse com a conta. Temia-se que a imagem da companhia ficasse marcada pela eventual vinculação política entre Duda e PT.
Com a vitória na licitação da Petrobras, apurou a Folha, as chances de Duda em outras duas licitações de publicidade de estatais -da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil- ficam praticamente reduzidas a zero. O publicitário detém 91,6% do total da verba destinada à propaganda já paga pela Secom -R$ 12,3 milhões do total de R$ 13,4 milhões.


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