São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Movimento vai protestar contra a política econômica do governo

MST fará manifestações no dia 25

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Trabalhadores rurais ligados a 42 entidades de apoio à categoria vão realizar no próximo dia 25 manifestações de protesto contra a política econômica do governo, nas capitais e em Brasília. O anúncio foi feito ontem em Recife (PE) pelo coordenador nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Pedro Stedile.
Segundo ele, o maior ato ocorrerá em Brasília, onde as entidades esperam reunir dez mil lavradores em frente ao Ministério da Fazenda ou Banco Central.
As manifestações deverão ser precedidas por uma nova onda de invasões rurais. O "novembro vermelho", como vem sendo chamada -a mobilização em alusão à série de invasões ocorridas há seis meses, batizada de "abril vermelho"- deve começar na próxima semana.
Não há previsão de quantas propriedades poderão ser tomadas. Em abril, 109 áreas foram invadidas em todo o país, sendo 23 delas em Pernambuco, Estado com o maior número de ações. São Paulo ficou em segundo lugar, com 14 fazendas tomadas.
"[As invasões] fazem parte das atividades [do MST], onde cada Estado tem a sua autonomia", disse. "Onde houver sem-terra e latifúndios próximos, evidentemente nossos companheiros estarão em permanente preparação para pressionar pela realização da reforma agrária", declarou.
Em Recife, onde participou de um debate na 2ª Semana da Cultura e da Reforma Agrária, do MST, Stedile voltou a atacar a política agrária do governo e os grandes produtores.
"Não há reforma agrária no país, só uma política pontual de assentamentos que não altera o processo de concentração de propriedades e latifúndios", afirmou. "No Brasil, o grande fazendeiro é um gigolô da terra, porque só tem um objetivo: explorar em troca de dólares", declarou.


Texto Anterior: Toda mídia - Nelson de Sá: Bush e o sul
Próximo Texto: Investigação: PF prende ex-senador por fraude em licitação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.